Pensar nas leis de trânsito mais estranhas do mundo pode parecer um verdadeiro exercício de curiosidade. Afinal, as regras de tráfego, não importa o país, são para determinar uma forma segura e tranquila de direção, não é mesmo?
Porém, enquanto o Código de Trânsito Brasileiro possui diretrizes bem objetivas sobre o assunto, alguns países criaram regras que podem parecer bizarras para qualquer condutor. Porém, conhecê-las é um modo de se prevenir ao conhecê-lo.
Ou seja, assim como consultar Renavam pela placa no Brasil evita vários contratempos, estar ciente das leis de trânsito mais estranhas do mundo pode impedir que você receba uma multa ou penalidade nestes lugares. Confira conosco a lista e se divirta com ela!
1 | Bahrein e as leis de trânsito mais estranhas do mundo que podem te levar à prisão
O Bahrein é um pequeno estado insular que fica no Golfo Pérsico, e mesmo pequeno, possui uma regra que pode figurar entre as leis de trânsito mais estranhas do mundo. Afinal, por lá, as autoridades policiais têm permissão de prender um motorista por quase todas as infrações cometidas.
É isso mesmo! Ao invés de punições diversas, várias das penalidades envolvem prender o motorista e multas altíssimas. Por exemplo, se alguém furar um sinal vermelho, a pena é de 6 meses na cadeia e uma multa que pode chegar a cerca de R$ 7 mil. Machucou alguém durante uma batida de carro? A prisão pode ser de até um ano.
2 | Austrália e a obrigação de conferir o peso das batatas
Mesmo que não haja registros recentes de aplicação desta multa, a Austrália figura na lista das leis de trânsitos mais estranhas do mundo devido a uma regra em vigor desde 1946.
Nela, o transporte de batatas dentro de um carro não pode ultrapassar 50 quilos, a menos que o condutor seja funcionários de uma empresa desse setor no país, a Potato Marketing Corporation.
E para deixar tudo mais bizarro, a legislação não exige que haja uma balança para pesar as batatas. Ou seja, basta que o responsável pela fiscalização considere a estimativa do peso das batatas que estão dentro do carro.
3 | No Japão, o passageiro também é penalizado pelo condutor bêbado
Diferente do Brasil, onde o condutor embriagado responde pela direção do veículo, até mesmo judicialmente, no Japão há penalidades até para os passageiros.
Em resumo, caso um deles esteja em um carro de um motorista bêbado, ele também pode ter de pagar cerca de R$ 27 mil e ir para a prisão por até 3 anos. Por isso, a dica é: tome cuidado até mesmo com carona quando estiver em terras japonesas!
4 | Suíça: só lave o carro em um lava-jato!
Outra das leis de trânsito mais estranhas do mundo vem da Suíça e impede que os proprietários lavem os carros na garagem ou em frente às suas casas. Isso porque a legislação é rígida quanto à possível contaminação da água do sistema de esgoto suíço.
Por isso, quem está com um veículo naquele país precisa levá-lo a um lava-jato, a fim de não sofrer punições pela limpeza do automóvel por conta própria.
5 | Obrigatório dirigir ou pilotar com camisa na Tailândia
Desde 2014, a Tailândia passou a exigir que carros e scooters tenham condutores com camisa durante a direção. Em outras palavras, mesmo com altas temperaturas e um frequente clima quente, quem for pego pelas autoridades tailandesas dirigindo sem camiseta deverá pagar uma multa pela contravenção.
6 | Suécia: mantenha as luzes dianteiras acesas
A Suécia obriga que todos os condutores dentro do país dirijam, em qualquer horário do dia, com luzes dianteiras ligadas. Ou seja, não importa se em rodovias ou dentro da cidade, os faróis devem estar acesos.
Por sua vez, as luzes traseiras podem ser usadas apenas à noite.
7 | Chipre: não coma ou beba nada enquanto dirige
Mais uma entre as leis de trânsito mais estranhas do mundo se refere a uma proibição bem polêmica do Chipre. Afinal, o país impede que motoristas comam ou bebam ( até mesmo água), enquanto estão ao volante.
Por isso, a recomendação é manter as duas mãos sempre ao volante e realizar uma parada caso queira se alimentar ou hidratar. Além disso, assim como acontece na Suécia, as luzes do carro precisam estar o tempo todo ligadas, inclusive durante o dia.
8 | Se estiver na França, tenha um bafômetro no carro
A relação das leis francesas com o uso do bafômetro é bem diferente da que os brasileiros têm com o instrumento. Isso porque, estando no país, a lei não apenas obriga que se realize o teste em uma blitz como o condutor é obrigado a carregá-lo consigo.
Em resumo, desde 2013, todo condutor deve carregar um bafômetro para as vias de fiscalização.
9 | Fique no carro se ele quebrar na África do Sul
Para fechar a lista, temos a África do Sul e a exigência de que o motorista permaneça dentro carro, caso ele tenha algum sinistro. Em outras palavras, não é permitido o reparo na via ou saída do automóvel.
Segundo a legislação de lá, o motivo da lei é para conter atropelamentos e assaltos durante a situação de carro quebrado.
Conclusão
Como foi possível perceber, as leis de trânsito mais estranhas do mundo envolvem hábitos pouco comuns no Brasil. Entretanto, ao conhecer ou trafegar por um destes países, o melhor é fazer é cumprir a legislação local.
Lembre-se sempre: ao transitar fora do Brasil, todo motorista está condicionado a obedecer às leis vigentes em cada país de destino.