Uma das conexões mais antigas que ainda é utilizada nos computadores atuais. Estamos falando da conexão por cabo VGA. Ela possui a função principal de conectar um computador a um monitor. Isso está mudando, mas ter um bom cabo VGA ainda é necessário para conectar monitores e alguns modelos de tv. O HDMI é o principal concorrente do VGA, que traduzido significa padrão de gráficos de vídeo.
O Video Graphics Array (VGA), foi criado em 1987, pela IBM. O modelo feito na década de 80 tinha a possibilidade de reproduzir de 16 a 256 cores com uma resolução máxima de 640 x 480 pixels, um grande trunfo para a época. Com o passar das décadas, novas versões e atualizações foram criadas. Mas, mesmo assim, o nome continuou sendo o mesmo. Isso se deve, em grande parte, ao conector, cujo nome correto é D-SUB ou Conector DB. Eles podem ser encontrados em diversos tamanhos, mas o mais usado é o VGA de 10 metros.
O VGA vem nas versões macho e fêmea e aparece tanto em cabos como em placas de vídeo. Os machos têm 15 pinos distribuídos em 3 fileiras de 5, que se encaixam nos furinhos presentes no plugue “fêmea”. E possuem dois parafusos, um de cada lado, permitindo fixar melhor essas duas partes.
Alguns modelos mais sofisticados têm plugs folheados a ouro e são blindados contra interferências. Vale lembrar que isso não significa um grande diferencial na qualidade da imagem. O grande diferencial está no tamanho do cabo, pois quanto menor for a extensão do cabo, menor a degradação do sinal.
Mesmo já saindo um pouco de moda, ainda é fácil encontrar cabos VGA no mercado. Os modelos básicos com conectores DB custam, em média, 10 reais. Já os preços do USB-VGA giram em torno de 50 reais e os cabos VGA-HDMI estão na faixa de 30 reais.
VGA E HDMI
VGA e HDMI são padrões de interface usados para cabos que conectam dispositivos — como laptops e DVD players a um monitor, como uma TV, computador ou projetor.
VGA é um padrão mais antigo que transporta apenas um sinal de vídeo. O HDMI é o padrão de cabo padrão atualmente para dispositivos eletrônicos mais recentes, como players de Blu-Ray ou TVs de LED. O HDMI pode transportar sinais de áudio e vídeo digital, enquanto criptografa dados com HDCP.
A qualidade de vídeo obtida com um cabo VGA é visivelmente pior quando comparada com a do HDMI. Mesmo assim, o HDMI pode ser descontinuado em breve, já que o versátil conector Type-C do USB 3.1 tem o potencial de substituir o padrão HDMI.
O Declínio
Depois de 35 anos, os cabos VGA estão aos poucos caindo em desuso. Mas ainda é possível encontrá-los nos computadores atuais. Já os novos aparelhos de TV não possuem mais o suporte.
Em contrapartida, os televisores recentes usam largamente o cabo HDMI. O modelo garante transmissão de vídeo e som digitais em alta qualidade, sendo o mais presente atualmente em TVs e computadores. O padrão vem tomando o lugar do VGA, já vindo em placas offboard e onboard.
Outras tecnologias, como o DisplayPort e o DVI, também cumprem função semelhante. O primeiro faz exclusivamente a conexão de computadores em monitores, com transmissão de imagens de até 3840 x 2160 pixels. Já o DVI reproduz 1920 x 1200 pixels em tela e, como não envia áudio, também não é indicado para conectividade com televisores.
Imagem: FreePik
Comparação
Os cabos VGA foram projetados para transportar apenas sinais de vídeo de um dispositivo para um monitor. Em 1987, época em que foram lançados pela primeira vez, os sinais analógicos eram o que existiam. Quando os sinais digitais se tornaram mais comuns, os cabos VGA foram aprimorados com conversores para permitir uma conversão de analógico para digital. No entanto, os dispositivos de exibição mais novos também usavam sinais digitais, de modo que o processo se tornou uma conversão em duas etapas: de digital para analógico e de volta para o digital, com degradação simultânea do sinal. O sinal analógico perderia algumas informações na conversão para digital e mais informações são perdidas quando convertidas de volta. Além disso, os sinais analógicos carregam menos informações do que os digitais, de modo que a imagem original desse cenário começa como menos “nítida” do que pode ser obtida em digital.
O padrão HDMI permite a transferência de sinais digitais de vídeo e áudio através da mesma interface (porta) e cabo, capaz de fornecer vídeo de alta definição (HD) em resolução de 1.920 x 1.200 pixels e 8 canais de áudio simultaneamente. Por oferecer suporte à proteção contra cópia digital de todos os sinais, os cabos HDMI estão presentes em dispositivos como Apple TV, Blu-Ray players e consoles de jogos, entre outros produtos eletrônicos similares.
Qualidade do Sinal
Os cabos VGA estão sujeitos a problemas de diafonia (interferência de sinal de outros cabos) e comprimento; para além de cerca de 4 pés, o sinal de vídeo analógico tende a quebrar. Os cabos HDMI são menos sensíveis ao crosstalk, mas podem sofrer interferências de campos eletromagnéticos. Para evitar esse problema em locais apertados com vários cabos, os melhores cabos HDMI oferecem isolamento espesso. No entanto, a maioria dos cabos HDMI padrão oferecem excelentes conexões e desempenho sólido sem a necessidade de cabos premium a preços premium.
Atraso de entrada
O atraso de entrada pode se referir a uma dessas duas coisas: o atraso entre um dispositivo de exibição, como uma TV ou monitor, recebendo um sinal e exibindo-o, ou o atraso entre pressionar um botão em um videogame e ver o jogo executar a ação correspondente.
As conexões VGA geralmente exibem menos atraso de entrada do que as conexões HDMI, pois não aplicam pós-processamento na entrada. O pós-processamento é semelhante a um filtro do Photoshop, pois aplica efeitos, como profundidade de campo, desfoque de movimento e correção de cores. Embora a desativação do pós-processamento reduza ligeiramente a qualidade da imagem, ela diminui o atraso de entrada. Há uma opção em algumas TVs chamada “modo de jogo”, que também desativa o pós-processamento.
Outro fator no input lag é o uso de adaptadores. Tecnicamente, cada dispositivo adicional apresenta algum atraso devido à distância extra que os elétrons precisam percorrer, mas isso é insignificante. O uso de adaptadores não oficiais de baixa qualidade também pode aumentar significativamente o atraso de entrada.
E você, costuma utilizar mais cabos VGA ou HDMI nos seus dispositivos?