Pode mexer no celular enquanto carrega? – Confira detalhes

Autor(a):

Pode mexer no celular enquanto carrega? É perigoso ficar mexendo no smartphone enquanto ele está na tomada? Pode assistir um canal do pacote SKY enquanto ele carrega? Mexer enquanto carrega prejudica a bateria do celular? Qual a chance de um celular explodir caso ficarmos mexendo nele enquanto está na tomada carregando?

Não use o telefone enquanto estiver carregando”, “não o deixe carregando a noite toda”, “não desconecte o cabo agora, senão…” essas são apenas algumas das declarações alarmistas e imprecisas que são ouvidas regularmente por aí, principalmente dita pelos mais velhos. Mas quanta verdade há nessas frases?

Não existe nenhuma regra que proíba o uso do smartphone durante o carregamento da bateria. Hoje vamos falar sobre alguns mitos para entender e esclarecer completamente sobre as baterias de smartphones, assim você entende melhor sobre o processo de carregamento e seu funcionamento. Leia conosco e descubra se pode mexer no celular enquanto carrega, vamos lá!

Pode mexer no celular enquanto carrega? Dúvidas frequentes

É perigoso usar o telefone enquanto carrega?

A resposta é não. Usar o telefone enquanto ele está carregando é perfeitamente seguro. Basta seguir alguns truques. É extremamente importante usar sempre carregadores originais, independentemente da empresa que produziu o celular. Na verdade, devemos evitar carregadores muito baratos, pois podem ser feitos com materiais pobres e sem nenhuma atenção à segurança.

Carregar meu celular a noite toda é perigoso?

Novamente, a resposta é não. Os smartphones são chamados de “smart” justamente porque são inteligentes. Uma vez carregados, eles interrompem por conta própria o processo de carregamento da bateria.

Após atingir 100%, o telefone para de carregar a bateria e usa a energia apenas para manter o aparelho ligado. Depois que o cabo for removido, ele voltará a usar a energia da bateria. O importante, porém, é se lembrar de não deixar o carregador conectado na tomada, pois aí sim há muitos riscos que podem ser encontrados.

Você precisa recarregar o telefone apenas quando atingir 0%?

Isso também é um falso mito. De fato, sempre levar a bateria para 100% e depois para 0%, é o pior estresse e, em longo prazo, pode danificá-la. Pelo contrário, no entanto, é recomendável carregar o telefone sempre que tiver a possibilidade.

As baterias sofrem com calor e frio?

Esta afirmação, ao contrário de todas as anteriores, é verdadeira. As baterias de íons de lítio são baseadas em componentes químicos cujo processo acelera quando a temperatura aumenta e desacelera quando a temperatura cai.

Durante o carregamento, o telefone e o carregador às vezes podem atingir altas temperaturas. Isso é perfeitamente normal, especialmente se a temperatura ambiente já estiver alta ou se você estiver fazendo carregamento rápido ou sem fio.

Quando a temperatura sobe acima do nível de aviso, no entanto, o dispositivo toma algumas medidas para reduzi-la. Nesse caso, é muito importante esperar até que o smartphone atinja a temperatura normal novamente antes de usá-lo.

Meu smartphone pode explodir enquanto carrega?

“Não use seu smartphone enquanto estiver carregando, ele pode explodir na sua mão.” “Largue o smartphone, você não vê que está carregando? É perigoso usá-lo.” Pelo menos uma vez na vida ouvimos uma dessas frases que nos alertavam para o perigo de usar o celular enquanto a bateria estava carregando.

O risco é que o aparelho exploda na nossa mão. Mas quanta verdade há nessa suposição? Pouco, muito pouco. Não há nada que o impeça de usar um smartphone de carregamento. Pode mexer no celular enquanto carrega, então? Pode sim!

As chances de um smartphone explodir são mínimas e se isso acontecer, a culpa não se deve ao fato de o aparelho estar conectado ao carregador. Houve casos no passado recente de dispositivos que pegaram fogo enquanto estavam sendo carregados, mas a falha não se deve ao fato de estar conectado à eletricidade, mas a problemas de construção ou mau funcionamento dos vários componentes de hardware do próprio smartphone.

Quando um smartphone pode explodir?

Não está excluído que o smartphone possa explodir. Mas as chances são realmente pequenas. Como mencionado, a falha não é o fato de o smartphone estar carregando, mas componentes de hardware defeituosos que superaquecem e pegam fogo (na maioria dos casos a bateria). E as altas temperaturas atingidas pelo smartphone são um alarme para manter sob controle.

Se enquanto o dispositivo estiver carregando ele fica muito quente, devemos desconectar imediatamente o carregador e levar o dispositivo para assistência. Pode ser que a bateria esteja com defeito e possa explodir a qualquer momento.

Se, por outro lado, a temperatura do dispositivo permanecer dentro dos parâmetros padrão, podemos usar o smartphone enquanto ele carrega sem medo. Dificilmente algo acontecerá que fará com que seu smartphone exploda em suas mãos. Novamente, repetimos que essa é uma possibilidade existente, afinal é um eletrônico como qualquer outro, mas são chances mínimas de real possibilidade. De qualquer forma, respondemos sua pergunta sobre se pode mexer no celular enquanto carrega: pode sim, aproveite e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

doze + catorze =