Como organizar um armazém? Confira 6 dicas de organização interna!

Autor(a):

Como organizar um armazém? Tem uma empresa que necessita de um armazém para armazenagem de mercadorias? As caixas e latas tomam conta, impedindo você de organizar bem o espaço? Está pensando em locação de galpão logístico?Não se preocupe: há remédio para tudo!

O objetivo primordial da gestão de armazéns de cada empresa é encontrar um ponto de concordância entre a necessidade de dispor de artigos suficientes para satisfazer os pedidos do público e a necessidade de manter um baixo número de reservas para uma questão puramente relacionada com o orçamento a investir.

Uma vez estabelecida a quantidade de estoque necessária para satisfazer os clientes, é importante criar um ambiente que permita armazenar e movimentar a mercadoria com a maior simplicidade. Mas como fazer isso? Descubra como organizar um armazém, vamos lá!

6 dicas de como organizar um armazém

1. Prepare uma lista de produtos e os classifique

Faça uma lista completa de todos os produtos a incluir no armazém para perceber na perfeição quanto espaço precisa de ocupar e quanto pode guardar livre. Identifique quais são os produtos mais importantes, ou seja, os que mais geram valor para sua empresa.

Para fazer isso, você pode aplicar a análise ABC por armazém, ou seja, um tipo de análise estatística que permite dividir os produtos em três categorias (A, B e C) para avaliar seu grau de importância e criticidade em bases quantitativas e econômicas.

Desta forma, saberá quais são os produtos com maior valor de faturamento (agrupados na categoria A), dos quais deve garantir uma presença constante no armazém.

2. Desenhe espaços de armazéns

Planeje mentalmente a disposição das prateleiras e compartimentos, considere a presença de corredores, hipotetize uma repartição dos estoques por tipo de artigo e se certifique de que irá preparar um ambiente dinâmico, em que seja possível reorganizar as superfícies do armazém de acordo com as necessidades futuras.

Existe um ramo específico da logística que auxilia as empresas na armazenagem e gestão de mercadorias: a logística de armazéns.

3. Calcule a taxa de rotatividade

Calcule a taxa de rotatividade, ou seja, o tempo necessário para “esgotar” e “encher” o armazém novamente. Também é importante saber a taxa de rotatividade do artigo único, para:

  • Disponibilizar imediatamente os produtos de alta rotatividade (dispostos nas zonas mais acessíveis do armazém);
  • Colocar produtos de baixa rotatividade em disponibilidade limitada (por exemplo, somente sob encomenda).

4. Simplifique o manuseio de mercadorias

Alguns cuidados podem facilitar o manuseio da mercadoria:

  • Se precisar realizar movimentos frequentes, insira rampas para facilitar a movimentação, principalmente se estiver lidando com produtos pesados ou grandes;
  • Disponha no chão as mercadorias mais pesadas e as que você pega com maior frequência, enquanto na parte superior deixe espaço para as mercadorias leves e/ou menos solicitadas pelos clientes.

As movimentações que ocorrem dentro de um armazém podem envolver cargas ou descargas, para entrada ou saída de mercadorias, produtos de fabricação própria e outros materiais.

5. Etiquete e coloque códigos de barras em seus produtos

Catalogue todas as caixas, dividindo-as por tipo (objetos frágeis, pesados, inflamáveis, etc.) e adicione uma breve descrição para ajudá-lo a encontrar rapidamente o que precisa a cada vez. Etiquete cada produto com um código de barras, para identificar rapidamente o produto.

6. Use um software de gerenciamento de armazém

Dote-se de programas especiais que lhe permitem gerir o armazém automatizando os procedimentos de gestão de movimentos, aliviando a carga de trabalho e diminuindo a possibilidade de cometer erros.

Seguindo ao pé da letra os nossos úteis conselhos, poderá começar a resolver os seus problemas de armazenagem, busca e recuperação de mercadorias: soluções eficazes para melhor organizar qualquer armazém.

Estas foram as nossas recomendações de como organizar um armazém. Esperamos ter ajudado você. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × dois =