Como funciona os cosméticos naturais

Autor(a):

Nesse artigo você vai entender como funcionam os cosméticos naturais, uma vez que esse assunto está em alta no mercado de beleza do Brasil e do mundo.

Principalmente agora que a conscientização sobre as maneiras de preservar o meio ambiente está crescente, optar por um estilo de vida saudável está em evidência.

Dessa forma, foi observado que a procura e o interesse sobre como funciona os cosméticos naturais está crescendo cada vez mais.

Sendo assim, se você tem interesse por esse tema e busca produtos que influenciam e impactam de forma menos evidente o meio ambiente, esse artigo vai te auxiliar a entender melhor sobre o assunto.

Nesse texto vamos explicar de forma mais aprofundada como você vai conseguir identificar os cosméticos naturais, além de ter conhecimento de como esses produtos vão beneficiar você!

Confira!

O que são cosméticos naturais?

Como podemos perceber, a busca por esse tipo de produto vem crescendo a cada dia que as pessoas vêm se conscientizando em relação a importância de preservar a natureza. Mas você de fato sabe como funcionam os cosméticos naturais?

Mas é importante que na hora de escolher os cosméticos você tenha muita atenção para que você realmente invista no produto correto.

Sendo assim, para que um produto realmente seja natural, é importante que eles possuam algumas características, como:

  • Os extratos ativos que são utilizados para a fabricação dos cosméticos devem ser testados mais de uma vez, pois alguns deles podem ser tóxicos ao ser humano;
  • É importante sempre utilizar uma tecnologia limpa e sustentável para obter os extratos utilizados na fabricação dos cosméticos;
  • Os extratos utilizados para a produção dos cosméticos, deve ser obtido de forma sustentável, sendo assim é muito importante fazer essa verificação;
  • A identificação da matéria-prima é muito importante para que seja certificado que esses extratos não tenham sido contaminados com agrotóxicos;

Dessa maneira, é muito importante que você atente-se a essas informações, uma vez que os critérios para o desenvolvimento dos cosméticos é algo bastante rigoroso.

Como funcionam os cosméticos naturais?

Então, vamos agora saber como funcionam os cosméticos naturais? A eficiência do cosmético natural vem da sua estrutura molecular, dessa maneira, os produtos para cabelo, os séruns, assim como os cremes naturais, são tão eficientes que aqueles não-orgânicos.

Porém, por não usarem os processos químicos em sua produção, os cosméticos naturais têm uma maneira mais leve de agir.

Todo esse processo faz com que se tenha maiores chances de se obter bons resultados estéticos, sem que necessariamente ocorra algum tipo de irritação ou alergia.

Confira as vantagens dos cosméticos naturais

A seguir apresentaremos algumas vantagens e motivos que irão te convencer a escolher cosméticos naturais ao invés dos convencionais.

Eles não possuem parabenos

Os parabenos são um dos maiores vilões dos cosméticos, além disso são substâncias proibidas em alguns países, mas, no Brasil eles ainda são utilizados.

Esse tipo de substância pode causar inúmeras alergias, irritações e até mesmo câncer, isso pelo fato de que os parabenos que são utilizados como antibacteriano, são absorvidos pelo organismo.

Dessa forma, como os cosméticos naturais são desenvolvidos com uma preocupação em proteger o meio ambiente e a saúde dos seres humanos, eles não possuem parabenos em sua composição.

Mesmo não utilizando essa substância, os cosméticos desenvolvidos naturalmente têm o mesmo poder antibacteriano que os produtos comuns.

Dessa forma, além de não serem prejudiciais ao meio ambiente, os cosméticos naturais não prejudicam a saúde das pessoas.

Seus testes não são feitos em animais

Os cosméticos naturais buscam ser pensados no bem-estar do ser humano, mas também devem ser desenvolvidos respeitando os animais.

Sendo assim, os cosméticos naturais não fazem testes em animais para checar seu poder e eficiência.

Além de não serem testados em animais, esses cosméticos procuram também preservar os biomas onde as matérias-primas que são utilizadas para a produção dos produtos se encontram.

A produção desses cosméticos respeita o trabalho local e utilizam matéria-prima natural

Quando você está utilizando cosméticos naturais, é possível sentir o verdadeiro aroma das plantas e não aqueles artificiais.

Esses cosméticos por serem desenvolvidos com matéria-prima natural, impactam significativamente o trabalho local, uma vez que essas ervas são cultivadas por essa população.

Diferente dos produtos convencionais que não são desenvolvidos e produzidos em grande escala, esses produtos naturais são feitos em pequenas quantidades, buscando sempre os extratos de qualidade.

Não contém corantes artificiais

Os corantes artificiais são muito utilizados em cosméticos comuns, isso porque eles dão a tonalidade necessária para que os produtos fiquem visualmente atrativos.

Porém, os cosméticos naturais não utilizam corantes artificiais em sua composição, principalmente pelo fato de que eles são produzidos a partir de metais que prejudicam a saúde.

Por serem cosméticos naturais, eles não utilizam esses tipos de corantes artificiais, mas buscam aproveitar as tonalidades presentes nos extratos utilizados para sua produção.

Livre de substância que causam o câncer

É possível afirmar que os cosméticos comuns utilizam inúmeras substâncias que podem causar o câncer, como por exemplo:

  1. O formaldeído – substância que pode causar irritações tanto nos olhos como também na pele;
  2. Coal Tar – uma substância tóxica e cancerígena;
  3. Ácido Bórico – uma substância que pode causar inúmeras intoxicações graves;

Dessa forma, se você busca evitar a utilização desse tipo de substância, a melhor alternativa é a utilização de cosméticos naturais.

São Biodegradáveis

Por utilizarem alguma substância para manter um prazo de validade longo, os cosméticos convencionais não são biodegradáveis, prejudicando assim o meio ambiente.

Já os cosméticos naturais não prejudicam os micro-organismos aquáticos, por exemplo, isso se dá pelo fato de que são biodegradáveis.

Não contém fragrâncias artificiais

Normalmente os produtos convencionais utilizam fragrâncias artificiais para que fiquem similares aos cheiros naturais.

Os cosméticos naturais não precisam utilizar essas fragrâncias, uma vez que os extratos utilizados para a produção dos mesmos contêm aromas verdadeiros.

Não prejudicam a pele

Geralmente os cosméticos convencionais, por utilizar alguns compostos químicos para a sua fabricação, podem agredir a pele das pessoas.

Já os cosméticos naturais, por utilizar matérias-primas naturais, ao contrário dos produtos convencionais, não agridem a pele, evitando assim que as pessoas possam desenvolver algum tipo de alergia.

Nesse artigo foi possível que você entendesse um pouco melhor como funcionam os cosméticos naturais, assim como, conhecer seus benefícios.Esse conteúdo foi produzido em parceria com a Sense Artesanais, uma loja especializada em produtos 100% naturais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quinze − um =