Como fazer um MBA nos EUA? – Aprenda em apenas 5 passos

Autor(a):

Como fazer um MBA nos EUA? É possível que um graduado de áreas de Administração de uma universidade particular ou pública do Brasil ingresse em um curso de pós-graduação dessa área nos EUA? O que é, afinal, um MBA? Qual seu significado? Quem pode fazer um MBA? MBA e pós-graduação são as mesmas coisas? Existe MBA sem prova de GMAT?

Estudar no exterior é o sonho de muitas pessoas, e muito disso se deve ao fato de que a educação nacional é reconhecida internacionalmente como fraca. Em todos os sentidos e esferas da educação brasileira, perdemos de longe para as graduações e pós-graduações do exterior, devido à qualidade do estudo empregado.

Tanto é verdade que as escolas, universidades e faculdades de negócio do mundo inteiro, incluindo às presentes nos Estados Unidos da América – para onde você deseja ir estudar – incluíram o GMAT, uma espécie de prova de admissão nas escolas, evitando assim as piores notas em troca das melhores.

Neste conteúdo, vamos explicar a você como fazer um MBA nos EUA, para que assim possa se preparar com sua documentação e realizar seu título de pós-graduação na área de Administração e Negócios. Leia conosco e saiba mais sobre o assunto, vamos lá!

Como fazer um MBA nos EUA?

Tenha um passaporte

Em primeiro lugar, tenha um passaporte. Ele é o documento que irá prover a sua viagem até os EUA para realizar a prova GMAT (Graduate Management Admission Test), a prova de admissão nas escolas que promovem cursos de MBA para todo o mundo.

Tire seu visto

Agora, vá até um Consulado dos EUA no Brasil e solicite um visto de turista, que possui a duração de 6 meses e pode ser estendido por mais 6. Ele será necessário para você realizar a prova.

Seja formado

Tenha consciência que o MBA funciona como uma pós-graduação para quem possui curso de graduação na área administrativa. Se você não tem formação, primeiramente, precisa ter uma.

Inscreva-se a faça a prova

Como fazer um MBA nos EUA? Fique atento à abertura dos processos seletivos nas principais escolas de MBA dos EUA e se inscreva. Além disso, não perca a data da prova, que sempre acontece de maneira presencial e na língua inglesa (aprenda a falar e ler e inglês).

Aguarde o resultado e solicite visto de estudante

Agora, basta aguardar o resultado da prova de admissão. Caso você tenha passado, dirija-se novamente até o Consulado norte-americano no Brasil com toda a sua documentação, inclusive o resultado da prova e solicite a mudança de visto de turista para de estudante.

O que é MBA?

Agora que já sabe como fazer um MBA nos EUA, vamos adentrar um pouco mais o assunto, explicando principalmente a quem caiu de paraquedas em nosso conteúdo do que se trata um MBA, afinal, muito se escuta falar sobre esse título acadêmico, mas pouco se sabe sobre ele quando não se é da área.

O que é MBA? MBA significa Master of Business Administration. Um MBA é um título de pós-graduação, destinado a quem o realiza. Porém, um MAB não é destinado a todas as áreas de ensino do meio acadêmico, mas somente para áreas de gerenciamento de pessoas, administração, gestão de negócios, gestão financeira e todas as áreas e cursos que estão dentro desses setores.

Dessa maneira, o MBA é uma forma de especialização para pessoas graduadas em áreas como gerenciamento de pessoas, gestão financeira, gestão de negócios, administração e outras áreas semelhantes. Serve para comprovar que, por exemplo, um graduado em Administração, é agora pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos.

Esse foi apenas um exemplo: existem milhares de outras opções de cursos de especialização para formados e graduados em cursos das áreas que já mencionamos. Existem MBAs com especialização em pessoas, finanças, negócios, vendas, entre várias outras opções muito, mas muito mesmo, variadas. Vale a pena conhecer!

MBA e pós-graduação são as mesmas coisas?

Mas afinal, MBA e pós-graduação são as mesmas coisas? Explicamos como fazer um MBA nos EUA. Também explicamos de forma detalhada, no tópico anterior, o que é exatamente um MBA. Bem, mencionamos que se trata de uma especialização destinada a um graduado, então se trataria exclusivamente de uma pós-graduação?

De forma geral, sim. Quando um formado em Fisioterapia quer fazer um curso de especialização em Ortopedia, por exemplo, este deverá realizar uma pós-graduação na área. Assim, o profissional possuirá o título de Graduado em Fisioterapia e Pós-Graduado em Ortopedia. Simples, assim.

O MBA é a mesma coisa, só que com um nome diferente, como mencionamos, Master of Business Administration. É a mesma coisa que uma pós-graduação: uma especialização que deve ser realizada (caso desejar) após uma graduação comum para formados nas áreas que já mencionamos, ou seja, das áreas administrativas.

Porém, como bem sabemos, tudo na área possui um nome diferente, talvez pela importância desses cargos em nossa sociedade como um todo, afinal, nenhuma grande empresa cresce e continua forte sem um gestor. Então sim, MBA e pós-graduação são as mesmas coisas, porém o MBA com especificidades voltadas para a gestão.

E então, o que achou de saber como fazer um MBA nos EUA? É formado em alguma graduação relacionado a área de Administração, como Gestão de Pessoas, Gestão de Empresas, Economia ou o próprio curso de Administração? Que tipo de MBA deseja realizar? Comente abaixo, conte a nós. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

15 + 18 =