As principais etapas da mineração

Autor(a):

Entender as etapas da mineração é entender que existe todo um processo por trás de um trabalho por vezes árduo e necessário. 

A mineração é importante para todos, pois gera renda para famílias e movimenta a economia global. 

Ao redor do mundo há muitos países que dependem da mineração para deixar sua economia equilibrada. 

Isso acontece em tantos locais que é quase impossível se desvincular que a mineração é fundamental para gestão de algo maior, tanto financeiramente como socialmente.

Dessa forma, a mineração é um dos pilares para a construção de uma boa relação do país com o mundo também. 

É graças a ela que várias nações conseguem produzir diversos produtos, como o aço que faz o automóvel, por exemplo. No entanto, aqui também mora uma questão fundamental!

A mineração não está relacionada com a produção de veículos a não ser por oferecer matéria prima. Dessa forma, são dois produtos diferentes que passam por etapas da mineração e de produção diferentes. 

Quanto à mineração em si, aqui falaremos como acontece essas etapas da mineração e porque são tão importantes!

Etapas da mineração no Brasil

O Brasil é um país que possui uma longa história com a mineração, sendo também aquele que produz minérios com mais frequência. 

Graças a isso também é fácil destacar a quantidade de vantagem que há na produção brasileira quando se trata do fator mundo.

O que muita gente não sabe é que as etapas da mineração envolvem muitos processos e trabalhadores de diferentes áreas. 

Como parte histórica, podemos destacar sua grande exploração durante o período colonial, que foi uma das chaves para o crescimento do país. 

Hoje, é possível ver com mais detalhes o crescimento do setor, principalmente porque a indústria se faz mais presente no mundo inteiro.

Também é importante falar que o Brasil consegue possuir um grande potencial para determinadas explorações. O minério de ferro, o nióbio e até mesmo o alumínio fazem parte da economia brasileira. 

As etapas da mineração como processo

Bem, agora que já sabe um pouco mais sobre a mineração, você talvez tenha a dúvida de quantos processos é necessário passar para conseguir um minério, um produto. 

Não são muitos, mas cada um deles deve ser feito com total atenção, por esse motivo vamos resumir para você os principais pontos.

A pesquisa

Tudo começa aqui! A pesquisa é a etapa inicial e também a mais importante para o bom andamento de todo o trabalho. Isso porque é graças a ela que se torna possível encontrar determinados locais com potencial para exploração. 

Essa pesquisa deve ser feita por profissionais da área, que possuam um grande conhecimento sobre o potencial do local onde existirá a exploração. De certo modo, é um conhecimento mais técnico do que empírico.

Após fazer todas as pesquisas corretamente podemos, portanto, partir para a segunda etapa. Nesse momento o local já estará preparado para ser aproveitado, porém, ainda é necessário encontrar onde começar.

Exploração

A segunda etapa é a exploração. Nesse momento é necessário pesquisa também. Ao encontrar um local com potencial para a exploração de certo material, o profissional deve entender também a natureza da região. De certo modo, ela deve ser capaz de receber infraestrutura para a produção.

Isso significa que nem todos os locais do mundo conseguem oferecer a possibilidade de retirar materiais, principalmente quando a exploração é subterrânea. 

Essa etapa pode demorar um pouco, mas é extremamente importante para evitar acidentes ou perda de dinheiro.

Após isso o trabalho já pode começar, o que nos leva a terceira etapa do processo de mineração, a extração.

Extração

Agora na extração o processo é mais simplificado, apesar de necessitar de algumas técnicas também. Quem extrai o material precisa entender se ele possui algum tipo de fragilidade, por exemplo.

Nesses casos é importante utilizar métodos diferentes para retirar o mineral. Em outros casos, como na extração do minério de ferro da hematita ou da magnetita, é mais fácil conseguir um bom resultado, já que são materiais mais resistentes.

De toda forma, em ambos os casos é fundamental a presença de um profissional que saiba trabalhar corretamente com os processos. 

Transporte 

Após tudo isso temos o transporte. Geralmente todos os processos se ligam entre si, até chegar o momento do transporte. 

Pode-se dizer que a indústria de mineração é bem organizada e até o material chegar no caminhão de transporte ele circula bastante. 

Bem, mas isso é notável. A maioria das indústrias utiliza correias transportadoras para manter um bom fluxo de trabalho. Isso também agiliza bastante o processo de transporte. 

No Brasil em alguns Estados são utilizados trens de carga para o transporte, além da carretagem como mencionado acima. 

Depois disso, chegamos ao último é também importante processo na extração de minerais, o beneficiamento.

Beneficiamento e comercialização

O beneficiamento é uma etapa que visa tratar o minério. É necessário um profissional qualificado para fazer essa função e ele deve utilizar vários métodos para conseguir chegar ao resultado desejado. A ideia principal é mudar a granulometria do material.

Essa mudança deve acontecer sem modificar a estrutura física e química daquele produto, por isso é preciso entender e respeitar todo processo, desde a mineração a sua comercialização. 

Bem, após isso ele estará pronto para comercialização. Ele poderá chegar até a indústria, onde será utilizado para diversas outras atividades, ou, em certos casos, servirá para exportação.

Como você pode observar as etapas da mineração pode ser complexa, porém, seguindo o processo e cumprindo as leis, tudo sairá como esperado. 

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com a gente através dos comentários abaixo e nos ajude a sempre trazer dicas como esta, até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 × dois =