Como escolher um software para condomínio

Autor(a):

Como escolher o melhor software de gestão de condomínios? Quais são as principais características que uma solução de software deve ter?

Muitas pessoas fazem essa pergunta na web e existem milhares de discussões em fóruns, chats e grupos. O objetivo deste e de uma série de artigos subsequentes é orientar o administrador indeciso a adquirir um programa de gestão condominial.

Antes de mais nada, vamos começar analisando as características que um software de gestão de condomínios que se preze deve ter. O ponto de partida é a natureza da solução, melhor uma solução “desktop” ou “nuvem”? A resposta hoje está na evolução da tecnologia, que está cada vez mais se movendo em direção à nuvem. 

Como muitas vezes acontece, porém, cada cliente tem a sua necessidade, pelo que tentaremos esclarecer rapidamente as diferenças entre as duas soluções, para melhor orientar quem se prepara para adquirir um software administração de condomínios.

Com uma solução “desktop”, você instala um programa de gerenciamento de condomínio em seu PC, geralmente comprando uma licença única e pagando uma taxa de renovação anual por atualizações e assistência.

Quais são os benefícios do software de gerenciamento de condomínio?

Principalmente a não necessidade da internet funcionar, mesmo que esse excedente tenda a perder cada vez mais valor ao longo do tempo, dada a alta disponibilidade da conexão de internet em qualquer dispositivo.

Com uma solução “nuvem” você não instala nenhum programa para gestão de condomínios no seu PC, mas conta com uma empresa que desenvolve uma solução para gestão de condomínios na nuvem. Geralmente não há taxas de licença, apenas uma taxa de uso anual.

Quais são os benefícios do software de gerenciamento de condomínios em nuvem?

Notável, tentaremos listá-los rapidamente. Antes de mais nada, sem instalação no PC, mas simples acesso a partir de qualquer navegador (aquele que você usa para navegar na internet).

Isso significa não haver necessidade de ter espaço ocupado no PC e não há necessidade de um PC moderno ter bom desempenho (uma boa conexão com a internet também é suficiente para fazer tudo funcionar bem em um PC obsoleto). Não é necessário instalar o programa ou atualizá-lo ao longo do tempo, pois toda vez que você faz login você sempre acessa a versão atualizada!

Você não precisa cuidar do backup e da segurança do arquivo, a nuvem faz isso por nós! Será possível acessar nosso programa de gestão de condomínios de qualquer lugar, do escritório, de casa, do celular, do laptop, bastando conectar-se a uma página web! Parece claro que uma solução de gerenciamento de condomínio em nuvem é preferível a uma tradicional.

Então, porque o mercado oferece principalmente soluções de desktop?

Criar uma solução em nuvem requer custos e habilidades muito maiores e, acima de tudo, muita atenção à evolução tecnológica! Muitos programas de gestão de condomínios foram criados há 20 anos e não seria mais possível atualizá-los, tendo que refazer um trabalho do zero.

Uma solução em nuvem seria a preferida em todos os pontos, o mercado claramente evoluiu nesse sentido nos próximos anos. Mas vamos em frente em nossa análise, pensando nas características do nosso programa de gestão de condomínios ideais.

O software de gestão de condomínios deve ser completo, ou seja, resolver TODOS os problemas da gestão de condomínios, mas simples na abordagem e na interface! O simples pagamento de uma fatura pode ser uma atividade trabalhosa ou trivial dependendo da habilidade de quem a desenvolveu!

E a contabilidade? 

O uso de um mecanismo de contabilidade escrita de dupla entrada tornará nosso software de gerenciamento de condomínios uma ferramenta muito mais confiável! Melhor do que nada com certeza, mas seria preferível encontrar um software de gestão de condomínios por motivos de dupla entrada!

Um software de gestão de condomínios rico em impressões, mas que acima de tudo oferece a possibilidade de personalizá-los, é absolutamente o preferido! A gestão de condomínios é um negócio, que também pode se tornar importante em muitos casos.

Para alcançar uma grande eficiência, você precisa de habilidades importantes, mas também de ferramentas de desempenho! Fiscalidade, avisos sobre a lei do silencio, contabilidade, orçamentos… exigem ferramentas cada vez mais avançadas cuja necessidade aumenta conforme o número de condomínios a gerir e a sua complexidade!

Um passo importante, portanto, é utilizar um programa de gestão de condomínios versátil e de alto desempenho! A dica é contar com soluções escaláveis ​​ao longo do tempo, que envolvem custos crescentes dependendo da quantidade de atividade a ser feita!

O ideal é evitar grandes investimentos iniciais, mas contar com soluções em nuvem (zero investimentos mesmo em PCs e hardware ao longo do tempo) com custos variáveis, a partir das necessidades reais dos condomínios administrados! Com esta análise esperamos ter dado um importante contributo para quem se prepara para escolher um programa de gestão de condomínios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + vinte =