Como escolher a bicicleta ideal para mim

Autor(a):

Escolher a bicicleta certa pode muitas vezes parecer algo difícil. O modo de uso, o ambiente da prática, o tamanho do aro e o objetivo dentro do esporte: estes são apenas alguns itens que devem ser levados em conta na hora de optar por um, entre tantos modelos disponíveis no mercado.

Para auxiliar você a escolher a bicicleta certa para a sua pedalada, preparamos um guia com as principais dicas que irão lhe ajudar a tomar a melhor decisão. Vamos lá?

POR ONDE COMEÇAR A ESCOLHER A BICICLETA?

Quando decidimos trocar ou comprar uma nova companheira de pedal, é normal seguir em busca de conselhos que possam nos ajudar a escolher a bicicleta certa. Costumamos fazer isso com todo e qualquer tipo de produto, porém, no caso da magrela é diferente.

Uma bicicleta deve ser escolhida principalmente tendo como base o uso a que se destina e o seu objetivo com ela. A bike será utilizada como meio de transporte nos dias úteis, para fazer de vez em quando um esporte em trilhas de terra batida, iniciar em uma competição ou para passeios turísticos no final de semana?

Tudo isso é muito importante saber, pois somente assim será possível encontrar a bike ideal para o seu estilo, a sua real necessidade. Uma escolha errada pode acarretar em uma bicicleta parada, pegando poeira no canto da garagem e isso realmente, ninguém quer. Não é mesmo?

Depois que escolher a sua bicicleta sugerimos que você faça um seguro de bike para ela.

TIPOS DE BICICLETA

Quando a primeira bicicleta foi inventada, certamente ninguém imaginaria que nos dias atuais existiriam tantos diferentes modelos e usabilidade. Seja para praticar esporte, levar os filhos na escola ou subir montanhas, cada ciclista possui a sua bike ideal. Conheça os principais tipos e as suas características:

BICICLETA URBANA

Recomendada para quem é iniciante ou mesmo ciclista não frequente, a bike urbana ou de passeio, como também é conhecida, responde bem às exigências dentro das cidades mais centrais. Os modelos básicos, normalmente, possuem aro 26. Para crianças, o aro correspondente é o 24.

BICICLETA DOBRÁVEL

Deslocamentos dentro dos grandes centros urbanos costumam ser caóticos. Ter a opção de aliar a locomoção em duas rodas com outros meios de transporte, pode ser um diferencial, inclusive no que diz respeito à saúde física e mental do ciclista. Com ela dobrada, é viável portar ela dentro do carro, metrô e ônibus.

MOUNTAIN BIKE

Paixão nacional, a MTB é uma das bicicletas mais populares no país. Sua vantagem é a versatilidade que ela apresenta em diferentes tipos de terreno. Porém, o show mesmo acontece em trilhas de terra, por conta da suspensão e os pneus largos.

SPEED

Se a sua pegada é a busca por velocidade no asfalto, não tem como fugir do Speed. Sua pilotagem é um pouco mais difícil e requer experiência prévia em outros modelos, mas tudo isso vale a pena, pode apostar! 

BMX

A bike de BMX é bem diferente das outras: leve, resistente e pequena. Justamente por isso, ela possibilita que o ciclista possa realizar intensas manobras. Geralmente seu aro é tamanho 20, possuem apenas freio na roda traseira e uma marcha.

BICICLETA ELÉTRICA

Uma das escolhas mais certeiras para quem necessita escolher uma bicicleta como meio de transporte, é a elétrica. Além de substituir com maestria atividades que poderiam ser feitas com motos e carros, o modelo elétrico tem a possibilidade de contar também com aceleradores.

BICICLETA HÍBRIDA 

Quer pedalar em diferentes terrenos? Não tem problema! A bicicleta híbrida é um modelo que consegue alternar em diversos ambientes, sendo considerada uma mistura de speed e Mountain Bike. Seu diferencial é possuir uma gama bem ampla de marchas. 

TRILHA OU ASFALTO: TIPOS DE SUPERFÍCIE  

Cada bicicleta é projetada para executar uma função diferente, seja para absorver melhor os impactos ou para atingir mais facilmente uma certa velocidade. Definir previamente qual o tipo de superfície será predominante nas suas atividades, é a forma mais correta de definir qual o tipo de bike comprar.

AMBIENTE URBANO

Ciclovias, asfalto e áreas verdes com gramado são lugares ideais de uso para quem possui uma bicicleta de passeio urbano, de transporte ou elétrica. Já para estradas pavimentadas, o modelo Speed se destaca, principalmente pela velocidade alcançada. 

AMBIENTE RURAL

Quem prefere enfrentar caminhos de terra, cascalho, estradas com pedras e galhos, vai precisar de uma companheira que esteja preparada para encarar todos estes desafios. Modelos como a Mountain Bike, BMX e Híbrida podem ser uma solução. 

COMO ESCOLHER O TAMANHO DA SUA BICICLETA

Uma das coisas fundamentais, mas muitas vezes esquecidas, é que a bicicleta deve ser escolhida pela altura do ciclista. O uso da bicicleta correta para o corpo irá auxiliar no seu desempenho durante a pedalada e evitar futuras lesões. 

TAMANHO DO ARO

Os padrões de tamanhos de aros mais utilizados no mercado são os aros 26 e 29. Não é regra, mas pessoas altas costumam se adaptar melhor ao aro 29, enquanto ciclistas com estatura abaixo de 1,65m podem sentir dificuldade na pedalada. É que o aro maior possui um ligeiro alongamento, para que as rodas se encaixem melhor.

TAMANHO DO QUADRO

Existe uma tabela que pode ser consultada na hora da compra. Ela utiliza como base a altura de cada ciclista e tamanho correspondente do quadro:

1,50 a 1,60m: 14 / XS / 48cm

1,60 a 1,70m: 16/ S / 50,52, 54cm

1,70 a 1,80m: 17 a 18 / M / 54, 55, 56cm

1,80 a 1,90m: 19 a 20 / L e XL / 57 e 58cm

Acima de 1,90m: 22 ou mais / XL ou XXL / 60 e 62cm

MATERIAIS: ALUMÍNIO OU CARBONO?

A escolha do material utilizado na construção da bike conta muito, mesmo que você não venha a praticar de maneira frequente. A maior diferença entre os dois principais materiais utilizados no mercado, o alumínio e o carbono, é o peso.

O alumínio é mais pesado, o preço é mais acessível e possui uma grande durabilidade e resistência. Já o carbono é bem mais leve, o que ajuda a melhorar o desempenho quando o assunto é velocidade. Outra vantagem também é a sua desenvoltura, principalmente em subidas.

COMO ESCOLHER A BICICLETA IDEAL PARA MIM: DICAS ESSENCIAIS

Identificar quais são as suas reais necessidades e terreno onde ela será utilizada são os  primeiros passos para acertar em cheio na hora de escolher a sua bicicleta. Além disso, preparamos também algumas outras recomendações importantes:

– Quando o assunto é bicicleta, o mercado é repleto de diferentes modelos e materiais. Definir um orçamento médio para a compra, vai lhe ajudar a encontrar o melhor custo-benefício para você.

– Não esqueça de acrescentar também a compra dos principais itens de segurança, como o capacete, faróis e refletores. 

– Prefira comprar a sua bicicleta em lojas confiáveis e especializadas, que você possa conversar com o vendedor sobre as suas expectativas e anseios como ciclista. Se possível, experimente antes de efetuar a compra.

– Se ainda possui alguma dúvida, evite gastar em modelos novos. A Bike Registrada possui uma seção de classificados de bicicletas usadas com preços mais acessíveis e validação de procedência. 

Para você, quais são os itens essenciais que não podem faltar na hora de escolher a bicicleta ideal? Deixe a sua opinião nos comentários!
Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o site Bike Registrada. A melhor empresa que oferece seguro para sua bicicleta. Preços acessíveis para você, aproveite agora mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 + 6 =