Espaço Colaborar de Ilhéus é apresentado ao ecossistema de inovação

Autor(a):

Autoridades locais, estaduais, empresários e professores participaram de visita pelo ambiente de empreendedorismo
A Bahia avança na construção da maior rede pública de espaços de inovação e empreendedorismo. Já são 10 os Espaços Colaborar entregues pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Nesta quinta-feira (16), com a presença da secretária Adélia Pinheiro e do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, o novo ambiente, que fica na sede do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica (Cepedi), foi apresentado aos integrantes do ecossistema de inovação local.

Com o Espaço Colaborar à disposição da população, a secretária Adélia Pinheiro lembrou a missão que cabe a Ilhéus. “Nossa ideia é ter no mínimo um espaço em cada território de identidade. Municípios com Espaços Colaborar são aqueles que têm densidade do ecossistema e ganham a missão de fazer a nucleação com outros municípios próximos, de forma a auxiliá-los a ter seus ecossistemas caminhando e cada vez mais sólidos. Assim, teremos uma Bahia ainda mais pujante e se fortalecendo no que diz respeito à competitividade, inovação e desenvolvimento”.

O professor Neurivaldo José Filho, que representou o reitor Alessandro Santana, afirmou que o Espaço Colaborar é mais um exemplo de boas iniciativas que unem o poder público e a universidade. “Trata-se de uma ação extremamente importante e relevante para o desenvolvimento da aptidão de inovação tecnológica no estado da Bahia, principalmente no que diz respeito à região de Ilhéus e Itabuna. Essa parceria entre universidade e secretaria nos traz esperança para um desenvolvimento maior para nossa região”.
Em seu discurso na apresentação do espaço, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, classificou a entrega do Espaço

Colaborar como um momento histórico para a cidade. “Ficamos muito felizes por começar a atentar na população ilheense o ecossistema de inovação, por abrir um espaço para ajudar o micro e o macro empresário. É crescimento e desenvolvimento da economia e da gestão inovadora”, disse, enfatizando a relação entre secretarias de governo, universidades e empresariado.

Conhecido mundialmente como ambientes de coworking, o Espaço Colaborar é equipado com computadores, mobílias de escritório, como mesas e cadeiras, televisão e aparelho de videogame para teste de games desenvolvidos para console, além de acesso à internet. O local é propício para realizar reuniões de trabalho, encontros profissionais, entrevistas, treinamentos, palestras, entre outros, além de promover a integração de diversos agentes que compõem o mesmo ecossistema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 × dois =