5 motivos para usar mapas conceituais na sua empresa e transformar o dia a dia do seu negócio!

Autor(a):

Um negócio de sucesso precisa de muitos pilares que o sustentem, como a clareza das ideias, a propagação da cultura empresarial e a aderência das equipes aos projetos. 

Para que isso aconteça de forma fluida, contar com a tecnologia representa hoje uma estratégia essencial. Afinal, atualmente, as empresas estão adotando cada vez mais soluções para otimizar o trabalho de seus colaboradores e, logo, incrementar as receitas de seus negócios. 

Só para você ter uma ideia, uma pesquisa feita pelo Portal Statista mostrou que o uso  da aplicação para reuniões Microsoft Teams passou de 75 milhões em 2020 para 145 milhões em 2021.

Inclusive, outro dado mostra que o investimento em software tem subido nas empresas. 

As ferramentas de colaboração, como a de mapas conceituais, estão praticamente no topo desses investimentos, representando 57% de aumento, ficando atrás somente das ferramentas de reuniões, que tiveram um aumento de 67%.

Mas, afinal, como funcionam essas ferramentas? Quais seriam os motivos para usar mapas conceituais em sua empresa? 

Confira a seguir! 

O que é mapa conceitual?

O mapa conceitual é uma ferramenta gráfica que apresenta de forma visual conceitos e ideias organizados que se conectam. É muito usado para simplificar conceitos complexos.

A ferramenta foi idealizada em 1970, por Joseph D. Novak, um empresário, pesquisador e educador americano. Originalmente criado para estudos, o mapa conceitual se tornou tão eficaz, que sua transição para o mundo corporativo foi inevitável.

Mapa mental e mapa conceitual são a mesma coisa?

À primeira vista ambos se parecem, no entanto, os seus objetivos e estruturas são distintos.

Ao criar um mapa mental, você desenvolve um conjunto de ideias em que há um item primário e diversos secundários. Normalmente, ele apresenta uma única palavra ou frase central com “galhos” que levam para ideias relacionadas.

Já o mapa conceitual possui uma aplicação formal e estruturada, serve para representar conhecimentos, organizar conceitos e estruturar planos e projetos. Traz uma ideia central, conceitos-chave, termos de ligação e dados relacionados.

5 Motivos para usar mapa conceitual na sua empresa

Os motivos para usar mapas conceituais na sua empresa são inúmeros. Afinal, eles são bastante eficazes para esclarecer ideias, organizar conceitos, facilitar a comunicação e simplificar informações complexas.

É uma ferramenta versátil que pode ser usada em diversos setores e soluciona problemas de diversas naturezas, desde um simples resumo de algum conteúdo estudado até a estruturação de grandes projetos.

Veja por que você deve usar mapas conceituais na sua empresa.

1 – Exercita a capacidade de síntese

Ter clareza na hora de se comunicar, saber onde você quer levar a atenção de quem te ouve, sem confundi-lo e entediá-lo no meio do caminho não é uma tarefa fácil, e esse é um dos motivos para usar mapas conceituais na sua empresa.

Muitas pessoas utilizam de roteiros na hora de fazer apresentações, ainda assim podem acabar se alongando e se atrapalhando com o fechamento de contextos e conceitos.

Um dos objetivos do mapa conceitual é esclarecer ideias, por isso, no ambiente corporativo, ele é uma excelente alternativa para quem precisa transmitir mensagens que tenham começo, meio e fim.

Ele é um recurso limpo, pois não usa informações desnecessárias e vai direto ao ponto sem rodeios. Diante de tantas reuniões que há no trabalho a distância, o mapa conceitual é uma ferramenta mandatória.

2 – Ajuda a tomar melhores decisões 

Um dos motivos para usar mapas conceituais na sua empresa é que ele ajuda a melhorar a tomada de decisões, pois, organiza, distribui e hierarquiza os dados apresentados, dando significado às informações.

A ordenação permite que os problemas empresariais sejam apresentados em suas reais dimensões. Com esse formato de trabalho, as chances de perder tempo e recursos com atividades não prioritárias é menor.

3 – Transforma o brainstorm em algo eficiente

O melhor jeito de saber se uma ideia é boa, é testando. Embora não seja um teste prático, colocar ideias em um mapa conceitual tem o poder de dar sentido a elas, ou até mesmo mostrar que elas não fazem sentido algum.

Como sabemos o brainstorm é um técnica onde não há limitações de pensamentos, o objetivo é trazer para fora tudo que vier na mente, devido a essa natureza, em um primeiro momento, ele pode se tornar um pouco confuso.

Um dos motivos para usar mapas conceituais na sua empresa é garantir que ao fazer brainstorming online entre equipes, ele seja mais eficiente, já que organiza e hierarquiza as ideias geradas.

4 – Ajuda a integrar a equipe 

Segundo uma pesquisa apresentada pela Sales Force, 75% dos profissionais de marketing agora trabalham e colaboram remotamente. 

O trabalho a distância gerou a necessidade de muitas reuniões online, ainda assim, surpreendentemente, a comunicação é um elemento que foi muito prejudicado.

O mapa conceitual vai ao encontro de essa necessidade, pois ajuda a integrar a equipe que está em home office, auxiliando as pessoas a se sentirem como se estivessem em uma sala de reunião presencial.

Em ferramentas, como a Miro, é possível criar um mapa mental compartilhado com a equipe e cada membro pode ter um nível de acesso diferente:

  • para visualização e comentários; e
  • para editar.

Ao fim da reunião, após a contribuição ativa de todos, o mapa pode ser exportado em PDF ou JPEG para que as equipes possam se beneficiar do que foi discutido e decidido em reunião.

5 – Tem melhor aderência com a equipe

Ouvir sobre um tema, um assunto ou um projeto é diferente de participar de sua concepção. Quando passamos de meros ouvintes para colaboradores ativos, o grau de envolvimento é muito maior.

Construir mapas conceituais em equipe é uma ótima forma de deixar o time mais engajado e participativo e ainda fazer com que o conteúdo apresentado seja fixado de forma mais profunda.

Quando falamos de trabalho remoto, as barreiras de interação e absorção de conteúdos passados em reuniões são ainda maiores, por isso usar um site para fazer mapa conceitual é uma excelente alternativa para garantir maior aderência da equipe.

Agora você já tem todos os motivos para usar mapas conceituais na sua empresa e turbinar a comunicação, produtividade e desempenho das suas equipes, não é verdade?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

19 − 7 =