Como ter liberdade financeira? Viva sem medo do dinheiro!

Autor(a):

Imagine não se preocupar mais em qual tipo de carne você irá levar do açougue. Imagine, também, que você poderá viajar quando quiser para o destino que você escolher, independentemente do preço da passagem ou do valor da moeda local. Isso, meu caro, é saber como ter liberdade financeira!

Muitos brasileiros sonham em alcançar, um dia, a liberdade financeira, enquanto outros não conhecem o que é este conceito e, muito menos, como torná-lo uma realidade. Então, se você é uma pessoa que gosta de criar um planejamento financeiro e deseja mudar de vida, este texto é para você. 

Criamos esse artigo para explicar, além de o que significa liberdade financeira, como você pode alcançá-la. Podemos antecipar que, para chegar a este patamar, você precisa de planejamento e, é claro, muita vontade de aprender!

Sem mais delongas, ao longo deste texto, você vai conferir:

  • o que significa liberdade financeira;
  • qual a diferença entre liberdade e independência financeira;
  • como ter liberdade financeira;
  • a importância do controle dos gastos;
  • como calcular a sua reserva de emergência;
  • como ter uma renda extra.

Gostou? Então, continue com a gente e se prepare para mudar de vida! 

O que significa liberdade financeira?

Afinal, quando podemos falar que atingimos a nossa liberdade financeira? Bem, você pode falar que atingiu esta liberdade quando você possui a quantidade certa de dinheiro para viver a vida que deseja. 

Complexo? Calma, que a gente explica! Se você deseja viajar para o Nordeste do Brasil, mas pensa que esse dinheiro pode ser gasto com outras coisas mais urgentes, você ainda não chegou ao patamar da liberdade financeira. 

Você pode se considerar uma pessoa financeiramente livre quando você realiza o que você deseja com o seu capital sem receio com as contas do final do mês. 

Quanto preciso para ter minha liberdade financeira?

Deu para entender o que significa liberdade financeira? Então, vamos ampliar um  pouquinho este conceito. 

A liberdade financeira é um termo que, embora possa ser explicado de maneira geral, é muito pessoal. Ou seja, cada pessoa pode atingir este patamar em um momento da vida com uma quantia diferente. 

Por exemplo: se você precisa de uma renda mensal de R$5 mil para se considerar financeiramente livre, ótimo! Entretanto, existem pessoas que precisam ganhar mais de R$10 mil para alcançar este patamar. 

Esse valor pode variar de acordo com as suas metas e seus gostos pessoais. Por isso, apenas você pode dizer se você alcançou, ou não, a sua liberdade financeira. 

Liberdade financeira ou independência financeira?

Em textos sobre investimentos, é muito comum que usemos a expressão independência financeira. Portanto, não é de se estranhar que alguns usem o termo “liberdade financeira” como sinônimo. 

Mas, é claro, isso não está certo. Vamos explicar o porquê:

  • liberdade financeira é você ter o dinheiro para realizar os seus sonhos, independentemente da fonte de renda. É você ter a possibilidade de gastar sem ter medo dos boletos no final do mês;
  • independência financeira, por sua vez, é você ter seu dinheiro para viver o resto da sua vida sem precisar de outra pessoa. Por exemplo: seus investimentos estão proporcionando uma quantidade de renda passiva que você não precisa mais trabalhar.

Ficou claro? Você pode dizer que é independente financeiramente quando você não precisa mais trabalhar para se sustentar. Enquanto isso, você possui liberdade financeira quando seus ganhos possibilitam uma vida confortável e com luxos.

Como ter liberdade financeira: passo a passo

Agora que nós já estabelecemos os conceitos importantes para esse texto, está na hora de mostrar como você pode alcançar a sua liberdade financeira.

Como falamos anteriormente, este conceito é muito relativo, já que cada um pode ter um lucro almejado diferente. Por isso, neste texto, vamos trazer um passo a passo para você ser livre financeiramente seguindo seus próprios princípios e metas. 

Por isso, já pegue um papel e uma caneta e anote essas dicas especiais! Vamos nessa?

Elimine todas as suas dívidas

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=e98P7ro_D5E

Este é o primeiro passo básico para quem deseja ter liberdade financeira. Afinal de contas, dívidas e sucesso financeiro são expressões antagônicas e que não se misturam muito bem. 

Então, neste primeiro momento, você deve estudar e se preparar para quitar todas as suas dívidas. Existem diversos meios para negociar e parcelar as suas dívidas. Clique aqui para conhecer o que fazer para quitar dívidas: 14 dicas seguras!

Crie a sua reserva de emergência

Este é outro termo muito utilizado quando falamos de sucesso financeiro. Afinal de contas, a reserva de emergência ou colchão de liquidez é um porto seguro para gastos indesejados. Ou seja: em casos de despesas imprevistas, você tem um capital para usar que não fará falta no final do mês. 

Mas por que não fará diferença? Simples: o dinheiro da reserva não é para ser levado em consideração porque ele, tecnicamente, não existe. Este capital só deve ser usado em emergências, e não para complementar gastos diários. 

Para finalizar: pegar o dinheiro para complementar uma viagem é emergência? Não. Posso usar esse colchão de liquidez para pagar uma consulta médica de última hora? Deve!

Busque uma renda extra

Pode ser que o seu salário não seja o suficiente para você alcançar a sua liberdade financeira. Por isso, recomendamos, fortemente, que você encontre uma forma de ganhar uma renda extra

Existem diversas maneiras de conquistar uma renda extra. Você pode, por exemplo, oferecer a sua mão de obra como freelancer. Ou seja: se você trabalha em uma agência de marketing, você pode pegar “bicos” por fora, ganhando uma renda a mais no final do mês. 

Estude sobre o mercado financeiro

Conseguiu uma renda extra, mas deixa o dinheiro parado na conta corrente? Temos uma péssima notícia para você: o seu capital está sendo corroído pela inflação. Portanto, é de extrema importância você estudar um pouco mais sobre o mercado financeiro.

Investir é a melhor forma de garantir que seu dinheiro renda. Mas, para aplicar o seu capital com consciência e de maneira correta, você precisa estar disposto a aprender. Por isso, recomendamos que você procure uma Escola de Investimentos para estar a par do mercado e de seus ativos.

Invista de maneira correta

Depois de aprender sobre o mercado, está na hora de proteger o seu patrimônio e de fazer com que seu capital trabalhe para você. Como ele faria isso? Oras, com rendimentos e dividendos!

Por isso, para você alcançar a tão desejada liberdade financeira, é de extrema importância que você invista corretamente e seguindo o seu perfil de investidor

Ganhe renda passiva

Se você seguir os dois passos anteriores com excelência, você terá uma boa renda passiva. Ela é, nada mais, nada menos, do que uma remuneração que você ganha sem trabalhar. Ou seja, o dinheiro que você recebe mensalmente dos Fundos Imobiliários (FIIs) é uma forma de renda passiva. 

Por isso, se você deseja ter um dinheiro a mais para chegar ao patamar da liberdade financeira, você deve conquistar uma renda passiva generosa e constante. 

Alguns investimentos que podem dar esse lucro são as ações e os FIIs, que rendem dividendos. Na renda fixa, existe o Tesouro Prefixado com juros semestrais, que proporciona, a cada seis meses, o lucro dos rendimentos. 

Liberdade financeira: um caminho trilhado com companhia

Gostou das dicas que trouxemos para você? Esses seis passos são essenciais para quem deseja aprender a como ter liberdade financeira. Entretanto, você não precisa passar por tudo isso sozinho. Essa jornada pode parecer um pouco solitária, mas com companhia, você pode alcançar o fim de uma maneira mais prazerosa e mais rápida. 

Por isso, compartilhe com a sua família suas metas, seus sonhos e suas limitações. Deixe todos saberem que você está a caminho da liberdade financeira e que esse é o jeito de alcançar uma vida com luxos e sem preocupações. 

Se você gostou desse texto, compartilhe com seus amigos e familiares que também estão procurando uma evolução na vida financeira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 1 =