Como achar minério de ferro

Autor(a):

O minério de ferro é uma formação mineral natural que contém ferro em sua composição, bem como seus diversos compostos. Mas você sabe como achar minério de ferro?

Ao mesmo tempo, a porcentagem de ferro na rocha deve ser tal que sua extração é conveniente para a indústria.

Por sua composição química, os minérios de ferro contêm vários compostos de ferro. Estes podem ser hidratados, óxidos, sais de dióxido de carbono e óxido de ferro. 

Os principais minerais que compõem minérios de ferro são pedra de ferro magnética, pedra de ferro vermelha e pedra de ferro marrom, e sua variedade.

Basicamente, os minérios de ferro são uma mistura desses minerais, bem como sua mistura com minerais que não contêm ferro em sua composição.

Dependendo da quantidade de ferro contida no minério de ferro, minérios ricos e pobres são isolados. Em minério rico, o teor de ferro deve ser de pelo menos 57%. 

Deve conter 8-10% de sílica, bem como enxofre e fósforo. Esse minério de ferro é formado devido à lixiviação do quartzo e à decomposição de silicatos durante o tempo prolongado ou a metamorfose. 

O minério de ferro ruim contém pelo menos 26% de ferro. Em valores mais baixos, a produção de ferro torna-se pouco rentável. Antes do processamento, o minério pobre é adicionalmente enriquecido.

De acordo com sua origem, todos os minérios de ferro podem ser divididos em três categorias: magmatogênico, meta morfogênico e exógeno. 

Os minérios magmáticos foram formados sob a influência de altas temperaturas ou soluções mineralizadas quentes. Os minérios de ferro metal morfogênicos foram transformados como resultado da exposição à alta pressão. 

Exógenos incluem sedimentos de bacias marinhas e lagos, menos frequentemente são formados em vales e deltas de rios com enriquecimento local de águas com compostos de ferro.

Os mais ricos em minério de ferro são Austrália, Brasil e Canadá, que são seus principais exportadores. Vamos ver agora como achar minério de ferro.

Como achar minério de ferro?

Como achar minério de ferro? Existem várias opções principais para a mineração de minério de ferro. 

Em cada caso específico, a escolha em favor de uma determinada tecnologia é feita levando em conta a localização dos minerais, a viabilidade econômica do uso deste ou daquele equipamento, etc.

Como o minério de ferro é extraído?

Na maioria dos casos, o minério de ferro é extraído pelo método de poço aberto. Sua essência está no fato de que todos os equipamentos necessários são entregues ao campo e uma pedreira é construída. 

Em média, a pedreira tem cerca de 500 metros de profundidade, e seu diâmetro depende diretamente das características do campo. 

Em seguida, com a ajuda de equipamentos especiais, o minério de ferro é extraído, empilhado em máquinas adaptadas para transporte de cargas muito pesadas e retiradas. 

Como regra geral, os minerais são imediatamente transportados da pedreira para empresas envolvidas em seu processamento.

A desvantagem do método aberto é que ele permite que o minério de ferro seja extraído apenas a uma profundidade relativamente rasa. 

Uma vez que muitas vezes está muito mais profundo, a uma distância de 600-900 m da superfície da Terra, é necessário construir minas. 

Primeiro, eles fazem um poço da mina, que se assemelha a um poço muito profundo com paredes seguramente reforçadas. Do porta-malas em diferentes direções partem corredores, que são chamados de eixos. 

Como achar minério de ferro? O minério de ferro encontrado e, é explodido, e então suas peças são levantadas à superfície com a ajuda de equipamentos especiais. 

Este método de mineração de minério de ferro é eficaz, mas ao mesmo tempo está associado a sérios perigos e é caro.

Há outra maneira de extrair minério de ferro, assim como há outras formas sobre como achar minério de ferro. 

O minério é extraído do solo da seguinte forma: um poço profundo é perfurado, tubos com um hidro-monitor são abaixados lá e com a ajuda de um jato de água muito forte, a rocha é esmagada, e então ele é elevado à superfície. 

Este método é seguro, no entanto, infelizmente, ainda não é eficaz. Graças a este método, apenas cerca de 3% do minério de ferro pode ser extraído, enquanto com a ajuda de minas aproximadamente 70% é extraído. 

No entanto, especialistas estão engajados no desenvolvimento do método de produção de poços e, portanto, há esperança de que, no futuro, essa opção se torne a principal, deslocando pedreiras e minas.

O minério de ferro é uma formação natural que contém ferro e seus derivados em tais quantidades quando sua extração industrial é conveniente e economicamente lucrativa. 

No Brasil há muitos depósitos de minério de ferro, que permitem ao nosso país produzir anualmente milhões de toneladas de aço de alta qualidade.

Minério de ferro, um pouco mais do processo

A mineração de minério, via de regra, é realizada pelo método de pedreira. Ou seja, uma pedreira profunda é lavada várias centenas de metros de diâmetro e cerca de meio quilômetro de profundidade. 

Além disso, o minério de ferro é removido de seu fundo por máquinas enormes, que são então transportadas para usinas metalúrgicas e siderúrgicas, onde é transformada em ferro ou aço.


Até o momento, as maiores empresas estão engajadas na mineração de minério, que têm todos os recursos e tecnologias necessários para isso. 

Em geral, a mineração de minério de ferro é dividida em várias etapas. Primeiro, usando a tecnologia moderna, é possível encontrar o depósito.

Em seguida as escavações acontecem com ajuda de escavadeiras, e o processo vai levar muitos anos. 

Depois de atingir a primeira camada de minério de ferro, verifique, usando dispositivos eletrônicos especiais, a porcentagem de ferro na formação encontrada. 

Se for igual ou superior a 57%, então a extração de ferro dele será economicamente viável e cientificamente justificada. 

Assim, pode começar a transportar minério para empresas metalúrgicas, onde especialistas experientes irão processá-lo em aço ou ferro de alta qualidade.

Via de regra, o transporte é realizado por caminhões ferroviários ou de caminhões, se a distância for pequena. Verifique cuidadosamente o aço resultante do processamento do minério. 

Este método de mineração consiste no fato de que o minério é empurrado para a superfície da Terra por uma forte pressão da água. Isso libera grandes áreas para a agricultura.

Agora você já sabe como achar minério de ferro, espero que tenha gostado do artigo, até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

20 − 6 =