Dicas na hora de comprar um veículo elétrico

Autor(a):

Então, se você já pensou em comprar um veículo elétrico ou está buscando mais informações para efetivar sua compra, aqui iremos passar tudo aquilo que é importante no momento da sua escolha.

Os meios de transportes, com o passar do tempo, receberam diversas melhorias. Talvez atualmente seja fácil pensar em um carro que leve você de uma distância até a outra de forma rápida, mas a não muito tempo essa era uma ideia extremamente diferente, considerada impossível.

Hoje temos uma visão muito além! Os carros elétricos, por exemplo, já conseguem transportar pessoas utilizando a eletricidade. 

Esses são os modelos mais novos de locomoção. Muitos desses carros são bastante tecnológicos e há muita possibilidade desse setor crescer no mercado. 

Dicas valiosas para comprar um veículo elétrico

Antes de tudo, faça uma comparação

Não adianta dar qualquer dica sem falar sobre isso. Fazer uma comparação é algo fundamental em qualquer compra. A primeira que deve fazer é entre um carro comum e um elétrico. Qual será a melhor opção? Considere a economia a praticidade e aquilo que mais deseja em um carro.

Depois dessa, a próxima comparação é entre os carros elétricos. Há muitas opções no mercado e cada uma apresenta suas vantagens. 

Nesse ponto é que algumas dicas devem estar presentes, afinal, uma escolha às cegas pode fazer com que tenha uma péssima experiência com o veículo.

O dinheiro investido nessa compra deve valer a pena. Os carros desse tipo são geralmente mais caros que os comuns, mas promovem funcionalidades bem diferentes. Vamos ver alguns pontos a considerar, portanto.

Escolha com base na autonomia

Uma das primeiras dicas é essa. Há muitos problemas com relação a essa informação e por isso muitas pessoas não escolhem os carros elétricos. Em outras palavras, o medo de ficar sem energia durante um percurso é muito alto, mas há uma solução muito simples, o planejamento!

Imagine que deseje viajar para certo local. Você sabe a distância de onde está até aonde deseja ir, certo? Pense dessa forma que poderá resolver muito bem as questões da autonomia. Sua rotina lhe dirá exatamente o carro ideal para comprar.

Além disso, existem diferentes carros que conseguem ter uma bateria diferente. Apesar do preço ser maior, a comodidade de percorrer grandes distâncias com ele é bem alta.

Estude os valores

É fato que os carros elétricos são mais caros, porém, o que torna eles uma opção é a diminuição com o gasto de etanol ou gasolina. Essa economia pode virar seu material de estudo antes de comprar um veículo elétrico, assim você saberá se vale mesmo a pena o comprar.

E claro, com o preço dos combustíveis mais em alta, fica cada vez mais atrativo ter um carro elétrico. 

Lembre-se também que esse é um fator que muda com o tempo, em certos momentos a gasolina pode estar com preços menores e em outros maiores. 

No final a energia elétrica será mais barata, mas a diferença de preço pode não ser suficiente para que pense em comprar um veículo elétrico.

Como esse é um segmento em crescimento no mercado, o preço dos carros também pode diminuir, tudo é uma questão de o aumento da produção acontecer!

Mapear o carregamento

Como dito, a questão da autonomia é importante, mas isso não significa que terá que ficar sem bateria. A questão é que não existem tantos postos que abastecem carros elétricos e isso é um grande problema. 

No entanto, fazendo um mapeamento adequado, verá pontos de abastecimento que podem ser utilizados. Durante uma viagem mais longa esses locais são extremamente importantes para quem possui esse veículo. 

Existem até mesmo aplicativos que conseguem mostrar pontos de recarga de combustível. 

WallBox

Importante item que deve ser acompanhado do seu carro elétrico. No geral é possível carregar o carro em uma tomada de 220V, mas com essa ferramenta conseguirá um carregamento bem mais rápido. 

No geral é um investimento que vale a pena e alguns carros já são negociados com esse item. 

Caso não tenha esse item incluso com seu carro, contrate uma empresa especializada em seu veículo para que consiga vender da forma certa.

Apesar de não ser um dos fatores mais importantes durante o processo de compra, é interessante considerar esse produto. Ele facilitará o carregamento de seu carro na sua residência. 

Vantagens dos carros elétricos

Sim! Eles são o futuro. Todo mundo sabe que os carros elétricos possuem um grande potencial de crescimento no mercado, porém ainda representam algo que não chega a qualquer consumidor. 

Mas, outro ponto importante também, é que seu crescimento está acontecendo, ou seja, em algum momento ele poderá chegar a todos os consumidores.

Se pararmos para pensar em suas vantagens, a primeira delas talvez seja seu cuidado maior com o meio ambiente. 

Apesar de algumas empresas não cumprirem corretamente com todas as diretrizes de sustentabilidade, o carro em si é bem mais sustentável que os outros. A emissão de gases poluentes na atmosfera diminui bastante. 

Por fim, a tecnologia é algo que não pode faltar também. Cada pessoa deve considerar o uso de produtos tecnológicos muito estimulantes. 

O carro elétrico é um daqueles modelos que chamaram atenção por conta das suas facilidades. Hoje eles são considerados os queridinhos do consumidor.

No entanto, mais importantes que suas vantagens na hora de comprar é o momento anterior a compra, nesse caso, o que seria mais fácil de realizar? O que considerar na hora da compra?

Concluindo

Diante de todas as informações ditas aqui, você terá total liberdade para criar seu plano de compra. Agora que sabe as dicas para comprar um veículo elétrico e suas principais funções, fica fácil saber qual é o melhor para você!

Sempre considere os pontos positivos e negativos na hora da compra e o adeque a sua realidade. 

Caso tenha um valor para investir, talvez os carros elétricos já sejam a melhor opção, mas se busca agilidade e praticidade na compra, um carro comum pode ser mais fácil de encontrar por um bom preço. Espero que tenha gostado, até a próxima!
Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o site Click Petróleo e Gás, um site especializado em notícias diárias para te manter informado sobre o que ocorre no mundo da tecnologia, mineração, energia, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

20 − 7 =