Como trabalhar na indústria naval

Autor(a):

Assim como em outra profissão, para trabalhar na indústria naval é preciso capacitação específica. Quando se busca um emprego se considera diversos fatores, entre eles a qualificação.

No geral, é fácil identificar aquelas áreas que conseguimos ter mais envolvimento, um simples teste pode nos conferir a certeza daquilo que buscamos.

No entanto, o bem estar no trabalho deve ir muito além disso. A indústria naval é realmente importante para o crescimento geral. 

Saber como trabalhar na indústria naval, ou seja, em um estaleiro é uma carreira muito desejável, principalmente pela quantidade de benefícios que se consegue. Você já pensou em começar sua carreira na indústria naval?

Caso sim ou caso não, vamos deixar claro aqui os principais pontos para que possa começar a decidir aquilo que realmente deseja. Vamos mostrar pontos importantes para que possa fazer sua escolha consciente e como trabalhar na indústria naval.

Veja agora as Profissões com vagas de emprego indústria naval disponíveis.

Como trabalhar na indústria naval?

Se você quer trabalhar na indústria naval é importante saber a história da mesma, desse modo o primeiro estaleiro naval do Brasil foi construído em 1846, sendo responsável por grande parte dos navios utilizados na guerra do Paraguai.

Sabe-se que a indústria naval se dá pela formação de estaleiros de grande, médio e pequeno porte que atende a uma variedade de embarcações.

Essa indústria tem muita importância principalmente na economia brasileira, uma vez que ela movimenta as indústrias de outros setores, como por exemplo de produção de aço.

Junto com os inúmeros estaleiros que existem no país, a indústria é responsável por fabricar navios próprios para as condições de navegabilidade da região.

Além de afetar positivamente outros setores industriais, a indústria naval consegue incentivar a criação de empregos diretos e indiretos.

Esse incentivo também influencia na qualificação do profissional, uma vez que para trabalhar nesse setor, é necessário ter qualificações específicas dependendo do setor de trabalho.

Uma informação importante é a respeito da relevância dos estaleiros na indústria naval, sendo eles as peças centrais para o desenvolvimento produtivo da indústria.

Trabalhador específico

A demanda na indústria naval é extensa, mas não é apenas de um profissional, há vários que podem ser requisitados no dia a dia de uma embarcação. 

Sendo assim, a primeira informação para que consiga trabalhar na indústria naval é fazer um estudo mais aprofundado do mercado e buscar a profissão ideal para você.

Se for necessário algum tipo de curso, faça! Se ainda assim desejar fazer outros, faça também! Nesse setor e em vários outros, o profissional capacitado é ainda mais procurado. 

Como é um tipo de trabalho que exige planejamento intenso da maioria das partes, há sempre empresas procurando líderes.

Sendo assim, se você deseja soldar, encaixar tubulações o qualquer outro trabalho, o primeiro passo a ser tomado é lidar bem com o seu treinamento, com isso também poderá aumentar o tamanho do seu currículo e conseguir melhores resultados no mercado,

Crie maior familiaridade com a área

Estude um pouco mais sobre a área e busque se aprofundar mais nas profissões. A ideia principal é que comece a participar de palestras e tente encontrar um treinamento que seja mais a sua cara. 

Sendo assim, um bom tempo de pesquisa e aprofundamento é algo de extrema importância. Falamos aqui de forma geral, tanto as profissões como o mercado devem ser visto e revistos para não gerar problemas.

O profissional deve conseguir um conhecimento mais amplo da área para ter melhores resultados no emprego também, afinal, muitas novidades nessa indústria se fazem presente. Se for passar por alguma entrevista, saiba que esse conhecimento pode salvar você.

Se possível, busque um mentor

Um mentor pode ser uma pessoa capaz de auxiliar no seu aprendizado. Esse indivíduo deve conhecer a área ou, de preferência, estar atuando nela, assim conseguirá passar suas experiências de forma mais direta.

Além disso, é interessante que ele tenha a mesma profissão que você, isso facilita bastante. O mentor também pode passar informações relacionadas à novas tecnologias que estão sendo implementadas e diversos outros fatores relevantes.

Seja como for, ter uma pessoa com esse potencial perto de você é ótimo. Ele pode até mesmo indicar você para alguma vaga, é claro, se ele te conhecer bem e acreditar que você fará um bom trabalho.

Aumente seu currículo

Aumentar o currículo também é importante, mas é claro que isso é algo bem extenso. Em diversas áreas é possível notar que esse aumento no currículo acaba sendo trivial. 

Também é importante destacar que o aumento dele fará com que as oportunidades apareçam de forma diferente. 

Quem tem mais experiência costuma encontrar vagas ainda melhores. Quem deseja mesmo estar na indústria naval, pode fazer novos cursos.

De toda forma acabará sendo muito melhor fazer isso. O currículo de alguma é a porta de entrada para diversas empresas, desenvolver ele ou um portfólio é fundamental.

Nunca pare de estudar

Por último, nunca pare de estudar! O estudo é muito importante para o crescimento pessoal e profissional. 

Algumas marcas se desenvolvem muito bem no mercado graças a profissionais que estão sempre se qualificando mais e mais.

Mesmo que já tenha uma grande formação, como engenharia, você deve ir além. Busque informações extras sobre seu setor e como elas podem te ajudar.

Com o crescimento da tecnologia e as novas formas de trabalho, fica claro que o desenvolvimento da área acabará comprando isso de toda forma.

Conclusão

Bem, deu para ver que a área possui certas particularidades que conseguiram destacar você como profissional. 

Se gosta de construção naval saiba que é bem provável que trabalhe fora do seu estado. É importante falar disso como uma obrigação, mas também como uma oportunidade.

Nesse caso é exigido que trabalhe fora do estado porque o Brasil, assim como diversos outros países, não é totalmente litorâneo, é exigido um espaço a mais para desenvolver essas atividades.

Então considere essa uma escolha também. Talvez seja possível até mesmo trabalhar na indústria naval em grandes empresas.

Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o site Naval Porto Estaleiro, um site especializado em economia e indústria naval.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro + 2 =