Principais equipamentos para uma construtora

Autor(a):

Quais são os principais equipamentos para uma construtora? Em uma construtora há sempre equipamentos essenciais. A maioria deles é capaz de aliviar muito o trabalho só profissional e alguns deles fazem trabalhos que os profissionais sozinhos não conseguiriam fazer. 

Bem, os principais equipamentos para uma construtora são variáveis, mas a construtora geralmente utiliza uma série de itens que são realmente importantes para o projeto.

Você já conhece um pouco sobre esses itens? Aqui nós iremos falar um pouco mais sobre eles e possivelmente terá uma noção mais aprofundada daqueles que são essenciais na área.

Bem, agora sem mais demora, vamos ver alguns pontos importantes relacionados à construtora e suas ferramentas. Será que vale a pena utilizá-la? A verdade é que você terá muitas informações ao começar no mercado e algumas ferramentas são de fato fundamentais.

Vamos conferir os principais equipamentos para uma construtora

1- Furadeira 

Não há como negar que a furadeira é um dos principais equipamentos para uma construtora, item indispensável para qualquer atividade de construção, seja fora ou dentro de uma construtora. Dependendo da marca você terá mais liberdade para atividades pesadas também, o que facilita bastante o dia a dia de quem a possui.

Existem diferentes tipos de Furadeira e a mais recomendada para obras e reformas é a de impacto.

2- Andaime

Outro importante item no mercado são os andaimes. Esses não é nada mais que uma plataforma de trabalho para ter acesso a lugares mais elevados. São dois os tipos mais utilizados na construção civil.

O primeiro deles é o Andaime fechadeiro. Esse é necessário para atividades em fachadas ou locais mais elevados. Ele consegue permitir a circulação de diversos operários em diversos níveis.

Andaime tubular é outro tipo de ferramenta muito utilizada na construção civil. É prático porque consegue servir para uma atividade simples, como a troca de uma lâmpada, mas ao mesmo tempo consegue fazer funções complexas em uma obra. É composto por várias estruturas metálicas que se unem.

3- Betoneira 

Utilizada para fazer a mistura de concreto e argamassa, a betoneira é uma ferramenta de uso muito simples. 

No mercado atual existem 4 tipos de ferramentas com esse nome. A betoneira semifixa, fixa, a automática e a móvel. Esse último modelo é bem mais avançado e consegue ser acoplado a um caminhão, por exemplo.

Essa é uma das ferramentas que agilizam o dia a dia do profissional, já que são necessários apenas 2 minutos para algo que levaria, quem sabe, horas para acontecer. É com certeza um elemento que ajuda muito no processo.

4- Compactador de solo

Essa ferramenta é utilizada para adensar a terra, areia e qualquer outro tipo de terreno. É utilizado no início da obra para fazer um acabamento e estrutura melhor para a construção de sua casa. Estes são utilizados na primeira fase da obra em todas elas.

Nesse momento está se preparando para que a terraplanagem possa dar origem a um terreno bem interessante. Depois de receber isso ele já poderá receber fundações, aterros, meios-fios, valas e diversas outras construções.

É um item mais pesado, mas está cada dia mais essencial, já que o seu valor na indústria é alto para agilizar processos.

5- Gerador de energia

Esse é um item que deve ser considerado em situações diversas. Dentro de uma obra a energia elétrica é muito importante, passar um longo período sem ela é um grande problema. 

O gerador de energia é capaz de transformar outras formas de energia em energia elétrica. Muito eficiente dentro de outras áreas da indústria também. 

Com certeza é um equipamento indispensável em áreas que possuem uma grande quantidade de energia elétrica em transmissão, já que em alguns casos a passagem dela pode ser prejudicada. 

Em uma obra, principalmente porque se utiliza outras ferramentas, é possível conseguir uma boa quantidade de energia considerando o trabalho feito.

Os EPIs 

Apesar de não fazer parte dos principais equipamentos para uma construtora, os EPIs são a defesa principal do operador. Mesmo que o profissional tenha domínio sobre todas as ferramentas, sem utilizar bem o EPI, terá grandes problemas. 

Essa proteção individual previne acidentes em larga escala. Mas porque falar sobre ela em um texto sobre ferramentas? Acontece que os EPIs são também importantes para a proteção contra mau uso dos equipamentos. 

Isso é algo que acontece muito e possuir botas, óculos de proteção e alguns outros equipamentos que dependem daquilo que será feito, ajuda e muito na proteção.

Onde trabalhar na construção civil

Como há várias áreas para atuar na construção civil, é importante fazer uma análise de como e onde desejar começar a trabalhar. 

O mercado está sempre em mudança e novos profissionais passam a compor a equipe em determinados projetos. 

Em outras palavras, a cada vez mais vagas e mais opções de especialização para que possa começar.

Caso não tenha uma formação extensa, o indicado é buscar por profissões que sejam mais fáceis de conseguir em outras áreas também.

 Eletricistas, encanadores e outros profissionais semelhantes são bastante requisitados no mercado. Lembre-se que cada um destes também pode possuir uma certa formação na área, mas na maioria das vezes essa não é tão extensa assim.

De toda forma essas áreas também possuem benefícios da construção civil. O ramo da construção civil como um todo possibilita diversas alterações na maneira como trabalha e na profissão em si. Agora vamos ver um pouco mais sobre os benefícios da construção civil.

Conclusão

Como deu para ver há muita informação sobre as ferramentas que podem ser utilizadas. Em sua grande maioria são extremamente úteis. Um bom profissional saberá lidar com essa parte. 

Aqui foram ditas apenas algumas das ferramentas, mas existem diversas outras. Cada uma delas pode ser essencial em diferentes tipos de obras, ou seja, mesmo estando em um canteiro, poderá não encontrar todas as ferramentas.

Lembre-se que também são fáceis de usar e em qualquer obra terá ajuda! Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o site OCC Construtora, um site especializado em obras e construções civis, economia e vagas de emprego.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

sete + 2 =