Conselhos para contratar um advogado

Autor(a):

Contratar um bom advogado para resolver as suas demandas nem sempre é uma tarefa simples, principalmente por ser uma área com vários segmentos. Por isso nesse artigo vamos te dar alguns conselhos para contratar um advogado

Isso também se dá pelo fato de que o processo de contratação de um advogado, deve passar por uma análise bem detalhada e criteriosa.

Essa análise deve ser feita com cuidado principalmente pelo fato de que é o advogado ou a equipe jurídica que irá te auxiliar de forma legal em algum assunto, ou fazer sua defesa.

Diante desses fatos, vamos apresentar algumas dicas para que você deve seguir para que faça a contratação de um profissional experiente e adequado para atender a sua demanda.

Siga os conselhos para contratar um advogado

Escolha o advogado de acordo com a área de atuação

O primeiro passo para escolher um bom advogado é definir quais são os seus objetivos com a contratação desse profissional.

É preciso buscar um profissional que seja especializado na área adequada para que o seu problema seja solucionado.

No geral, é essencial que você encontre um profissional que esteja familiarizado com as leis, assim como tenha familiaridade com tribunais.

Esse conhecimento é importante, pois assim o advogado poderá representar da melhor forma os interesses do cliente.

Como dissemos há inúmeras especializações na área do direito, sendo assim, para cada demanda, haverá um especialista para atende-la.

Sendo assim, é importante que você busque o profissional de acordo o as suas necessidades, como por exemplo advogados nas áreas:

  • Trabalhista: essa é uma área bastante procurada principalmente por empresas, pois esse profissional cuida e auxiliar em questões relacionadas aos empregados, empregados, assim como as relações entre o trabalho e os colaboradores;
  • Direito Civil: nessa área, o advogado que atua é responsável por auxiliar os cidadãos no que diz respeito a seus direitos, assim como as suas obrigações;
  • Imobiliário: o profissional especialista nessa área, tem como enfoque questões relacionadas a imóveis, como por exemplo a compra ou venda de algum imóvel, assim como aluguel ou financiamentos;
  • Societário: o advogado especialista nessa área do direito, assim como o trabalhista, também é procurado por empresas e empresário. O profissional dessa área, tem domínio em assuntos relacionados a sociedades empresariais.

Sendo assim, ele busca auxiliar e resolver questões e problemas entre acionistas e sócios, buscando maneiras de resolver conflitos dessa natureza.

  • Direito ambiental: o advogado especialista em direito ambiental, geralmente é procurado por indústrias, assim como empresas. 

Ele é responsável por auxiliar essas organizações em questões ambientais, atuando principalmente evitando que essas empresas e indústrias descumpra a legislação ambiental, e assim a aplicação de possíveis multas.

Busque por referências

É muito importante que você tenha referências do profissional em vista, principalmente de pessoas conhecidas, ou familiares.

Nesse processo de busca por referências, procure fazer alguns questionamentos a respeito do tipo de trabalho solicitados, quem realizou os serviços, além de perguntar se o resultado foi satisfatório ou não.

Além de referências de conhecidos, uma dica é buscar a opinião de outros advogados a respeito da demanda que deve ser atendida.

Outro ponto que você deve analisar na hora de fazer a contratação de um advogado ou equipe jurídica, é a experiência relacionada ao assunto apresentado por você.

É importante ressaltar que, o grau de domínio e conhecimento acerca do problema apresentando conta muito na hora de contratar um advogado.

Analise as qualificações do advogado 

É importante que você faça uma verificação e uma análise das qualificações do advogado que está em vista para a contratação.

Essa análise tem como objetivo ter certeza que o mesmo é capaz de atender as suas demandas com eficiência.

Dessa forma, busque no seu currículo que normalmente você encontra no site do escritório, as suas qualificações e especializações.

Aproveite também para analisar no site do escritório ou do profissional, informações sobre como é a sua postura, além das informações que essa página apresenta.

Cadastro Nacional de Advogados

É importante que, antes de pesquisar por conselhos para contratar um advogado, você verifique no CNA (Cadastro Nacional dos Advogados), cadastro esse, mantido pelo Conselho Federal da OAB, se esse profissional tem uma inscrição válida.

Isso porque, por ser um profissional que exerce sua função de forma liberal, esse cadastro é uma maneira de verificar se o advogado é apto ou não a exercer o seu trabalho.

Analise se é melhor contratar uma equipe jurídica ou um advogado

Isso depende muito do tipo de demanda que você precisa que seja atendida, sendo assim, analise bem a sua situação.

Por exemplo, se uma empresa precisa de um retorno mais eficiente e efetivo, com um apoio jurídico maior, é essencial que uma equipe jurídica seja contratada para dar essa assessoria.

Geralmente nesses casos, a pessoa ou empresa precisa que o advogado dê uma resposta mais rápida ao problema apresentado, muitas vezes precisando de vários especialistas para atender a demanda.

Já quando falamos no advogado que trabalha de forma autônoma, ele tem certa dificuldade de atender várias demandas e apresentar soluções rápidas.

Ele também tem um conhecimento específico em uma área, muitas vezes só podendo atender a um tipo de demanda, o que não é ruim em determinados casos.

Nesses casos, esse profissional é ideal para pessoas que tem somente um problema em específico para ser resolvido.

Dessa forma, é importante que você analise as suas necessidades com o objetivo de escolher o tipo de assessoria jurídica ideal para você, seja uma equipe de advogados, ou apena um.

Cuidados com o contrato

É importante que, ao escolher o advogado ou a equipe jurídica ideal para atender as suas demandas, antes de assinar o contrato, analisar cuidadosamente as informações contidas.

O contrato deve constar todas as informações a respeito de valores e como será cobrado os honorários, custos adicionais, além dos serviços que serão prestados.

Em caso de dúvidas, procure fazer os devidos questionamentos ao profissional que está sendo contratado para que não surja problemas futuros.

A contratação de um advogado para te auxiliar em alguma questão ou até mesmo resolver um problema grave, é algo que requer muita análise e seriedade.

Para que você consiga fazer uma boa contratação é importante que você siga os conselhos para contratar um advogado acima, eles irão facilitar todo o processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

oito + nove =