Nuvem do Google: 5 soluções disponíveis para empresas

Autor(a):

A nuvem do Google está acelerando a transformação digital nas empresas. Existem diversas soluções inovadoras que ajudam a criar servidores online, hospedar sites, armazenar arquivos, criar banco de dados e muito mais.

Com o apoio de empresas parceiras, os serviços são implementados e os clientes que contratam o Google Cloud Platform também recebem consultoria para o gerenciamento e uso correto das ferramentas.

Em um ano marcado pela readaptação do mercado após o auge da pandemia da Covid-19, o crescimento dos serviços de computação em nuvem em 2021 incentivou a criação de vários projetos para otimizar a gestão das empresas.

Uma pesquisa da Gartner coloca o Google Cloud entre os três maiores serviços de cloud computing do mundo, com uma receita anual estimada de US$ 11 bilhões.

Sua empresa está em busca de boas soluções para modernizar processos e melhorar o desempenho da equipe? 

Conheça as principais soluções da nuvem do Google e veja quais são as vantagens de utilizá-las nos negócios.

Quais são as soluções da nuvem do Google?

A nuvem do Google tem diversas opções de serviços que podem ser contratadas de acordo com as necessidades de cada negócio. Conheça alguns dos principais produtos da plataforma:

1. Inteligência artificial (IA) e machine learning

Gerenciar e estruturar dados é uma tarefa que exige tempo e expertise. Para dar mais agilidade ao trabalho dos especialistas, a nuvem do Google oferece diversos produtos de inteligência artificial e machine learning.

Um exemplo é o Dialog Flow, um pacote de aplicativos de conversação e desenvolvimento de sistemas para agentes virtuais. A aplicação principal é na criação de bots de chat e de voz em sites para atendimento ao cliente.

Outras soluções relacionadas a inteligência artificial e machine learning são:

  • Video AI: uma solução que classifica e reconhece vídeos usando machine learning;
  • Cloud Translation: oferece suporte à detecção de idiomas, tradução e glossário;
  • Speech-to-Text: faz o reconhecimento de fala e transcrição em 125 idiomas.

2. Análise de dados

A nuvem do Google também possui soluções para automatizar a análise de dados. Dessa forma, as tomadas de decisão são mais assertivas e estratégicas, de acordo com os objetivos do negócio.

Além de obter uma análise de qualidade, os dados são atualizados em tempo real, o que permite análises avançadas.

Uma vantagem que a tecnologia agrega nesse processo é que a equipe pode ser capacitada em conjunto, facilitando a comunicação entre os colaboradores.

Alguns exemplos de produtos desta categoria são BigQuery, Dataproc, Pub/Sub, Dataflow, entre outros.

3.  Bancos de dados

Criar bancos de dados na nuvem facilita a conexão com outras soluções como aplicativos e softwares que precisam armazenar dados dos usuários.

A nuvem do Google ajuda a manter essas informações acessíveis e seguras, garantindo a privacidade total dos clientes.

A infraestrutura dos produtos dessa categoria ainda permitem criar uma experiência online com mais qualidade e que pode ser aprimorada com novos recursos para atender os usuários e agregar valor aos produtos desenvolvidos pelas empresas.

O Firestore é uma solução para criação de banco de dados de documentos nativo da nuvem, utilizado na criação de apps avançados para dispositivos móveis, web e IoT (internet das coisas).

4. Armazenamento na nuvem

Se o objetivo é investir na gestão interna de documentos, as opções de armazenamento na nuvem do Google são úteis e fáceis de implementar.

Para facilitar o compartilhamento de arquivos, o Google Drive é a solução que integra os documentos da empresa e permite um gerenciamento personalizado. Com ele os usuários podem:

  • compartilhar pastas e arquivos com pessoas específicas;
  • limitar o tipo de ação nos documentos (leitura, comentários e edição);
  • criar um controle de acesso para cada conjunto de arquivo;
  • aumentar a capacidade de armazenamento conforme necessário.

Uma solução mais completa é o Google Workspace que facilita a colaboração e comunicação entre as equipes. O Google Fotos é outra solução que facilita o armazenamento de arquivos digitalizados.

5. Migração

Outra necessidade atendida pela nuvem do Google é a migração de servidores físicos para máquinas virtuais (VMs).

No Google Cloud, as máquinas virtuais são criadas e atualizadas sem paralizar os servidores originais enquanto o trabalho acontece.

Com isso, as empresas podem migrar banco de dados de aplicativos e softwares, a estrutura de sites ou fazer a modernização de sua infraestrutura para um sistema mais rápido e eficiente.

Alguns exemplos de produtos de migração são: Serviço de transferência de dados do BigQuery, Migrate for Compute Engine, Transfer Appliance, entre outros.

Vantagens da nuvem do Google

Agora que você conhece um pouco mais sobre a nuvem do Google, destacamos as principais vantagens do sistema para empresas:

– Preços mais vantajosos: no Google Cloud os clientes pagam apenas pelo que utilizam no serviço, o que facilita o planejamento de gastos e o torna mais vantajoso que os concorrentes;

– Rede global e privada: a nuvem do Google cobre 29 regiões e disponibiliza os serviços para mais de 200 países e territórios;

– Migração em tempo real: em um mundo rápido e competitivo, migrar máquinas virtuais sem paralisar as operações como em outros fornecedores, ajuda a manter a produtividade nas empresas;

– Segurança avançada: a nuvem do Google tem uma infraestrutura de segurança robusta e oferece aos clientes o mesmo padrão aplicado aos serviços do Google. Mais de 500  profissionais de segurança trabalham em tempo integral nessa área;

– Backups redundantes: no Google Cloud, os clientes possuem cópias idênticas do seus bancos de dados dentro dos servidores do Google, o que diminui as chances de falhas caso um dos servidores pare.

Gostou de saber mais sobre o Google Cloud?

A nuvem do Google é um sistema versátil que pode ser utilizado para criar e modernizar as estruturas gerenciais e operacionais de uma empresa.

Além disso, os produtos aumentam a produtividade e facilitam a integração da equipe que pode trabalhar em um ambiente virtual seguro e fácil de usar.

Para levar essa inovação para o seu negócio, entre em contato com uma empresa parceira do Google e aproveite todos os benefícios do Google Cloud Platform.
Este post foi escrito pela equipe da Safetec, uma empresa estabelecida no conceito de inovar a forma de trabalhar das organizações, através de soluções de computação em nuvem focadas em comunicação, colaboração e produtividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezesseis − 1 =