Por que a lei geral de proteção de dados é importante?

Autor(a):

A Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor no ano de 2020 no Brasil, mais precisamente no mês de setembro.

Com isso muitas empresas estão se adequando para não acabar desrespeitando a lei, se adequar a ela é fundamental. Mas antes de começar um processo tão longo é fundamental entender mais sobre essa lei e porque ela é tão importante.

Aqui vamos abordar os principais pontos da lei LGPD e porque ela se tornou um dos mecanismos mais importante para quem deseja se adequar.

Ela é tão importante para consumidores como é importante para empresas, então preste muita atenção nos seus pontos principais!

O que é LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados

Lei Geral de Proteção de Dados. Essa é a lei de número 13.709. Seu objetivo é definir regras que sejam condizentes com determinados aspectos do armazenamento e gerenciamento de dados por parte das empresas e órgãos públicos.

O objetivo dela é proteger os dados dos consumidores. Além disso, ela pode aumentar bastante a transparência sobre a utilização dos dados. Foi criada no ano de 2018 com base em um regulamento europeu chamado de GDPR.

Seu objetivo é de fato proteger os dados dos consumidores, não importa o tipo de serviço consumido.

Com isso ela se torna extremamente importante e vamos ver alguns dos critérios que fazem com que isso seja possível.

A segurança

Com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados é possível ter muito mais segurança. Ela é a garantia que os dados estão seguros fazendo com que o consumidor e a empresa construam uma boa relação entre eles.

Além disso, ela garante que os dados não serão vazados e também se responsabiliza por qualquer tipo de fraude, assim como o uso dos mesmos para finalidades não autorizadas.

Por esse motivo é sempre importante falar sobre a segurança dos dados para o consumidor antes de solicitar.

Transparência

Nesse caso a transparência muito tem relação com a segurança. Também é interessante que no caso da LGPD é possível averiguar os dados e seus tratamentos, aumentando bastante o conforto e segurança do titular.

Além disso, é possível observar muitas vantagens para o cidadão, principalmente com relação ao cumprimento do que foi acordado.

Com isso é mais seguro fornecer seus dados e essa lei está chegando em quase todos os setores.

Ah, também não podemos negar que ela ajuda bastante na credibilidade da empresa, bem como em sua imagem no mercado. Vamos ver um pouco mais sobre isso!

Melhorando a imagem da empresa

Algo importante de se entender é que as empresas não devem se adequar a Lei de Proteção de Dados apenas para evitar possíveis multas.

Na verdade, os benefícios acabam surgindo para a empresa com o tempo, principalmente com relação a sua imagem no mercado.

Sim! Ela cria uma boa relação de transparência, mas também consegue oferecer segurança e credibilidade.

Por isso é tão esperado que a Lei se aplique a qualquer tipo de estabelecimento. No final, a adequação em si apenas mostra como a empresa está preocupada com o consumidor e com a lei.

No entanto, é claro que isso vem com investimentos diretos e bem direcionados. Escolher uma boa estrutura para proteção de dados é extremamente importante para uma boa utilização das informações.

Conclusão

Agora já sabe mais sobre a Lei Geral de Proteção de Dados e pode compreender seus benefícios. Adeque sua empresa rapidamente para não ter problemas, com o desenvolvimento da tecnologia mais e mais marcas fazem esse processo. Antes de tudo, é claro, aprimore o máximo possível seu sistema de segurança de dados, armazene eles com cuidado, afinal, são parte de seus clientes ali!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

15 − 6 =